Foto: Moacyr Moojen Marques [Acervo FAM Propar]
O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.
O prédio, projeto dos arquitetos Moacyr Moojen Marques, João José Vallandro e Léo Ferreira da Silva, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.
O Instituto defende e apoia o encaminhamento para que o prédio seja inventariado, como o desdobramento do pedido de tombamento, realizado pelo Sindicato dos Arquitetos No Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), junto à Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPAHC). A defesa se baseia no valor histórico cultural que a edificação representa para a cidade de Porto Alegre, assim como para o histórico do planejamento urbano e do movimento moderno na região sul do país.
É de extrema importância o reconhecimento do valor arquitetônico de obras como a SMOV para a cidade, sendo assim, o IAB RS condena a prática da atual gestão sobre imóveis de patrimônio público e cultural que encontram-se, também, em áreas de interesse imobiliário especulativo e que podem beneficiar interesses privados de um seleto grupo da cidade.