O IAB RS manifesta solidariedade à sua esposa e aos filhos neste momento de sofrimento. Uma perda irreparável para a família, amigos e colegas.
Py trabalhou enquanto sua saúde permitiu. Em uma de suas últimas entrevistas para o Conselho, destacou que ser o primeiro presidente do CAU/RS foi o coroamento de uma vida inteira em atividade, um reconhecimento da categoria pelos quase 50 anos dedicados ao desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no estado.
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na década de 60, tinha especialização em Urbanística Técnica pelo Instituto Politécnico de Milão e Engenharia de Trânsito pela UFRGS, onde foi Professor Titular, Chefe de Departamento, Coordenador de Curso, Diretor da Faculdade de Arquitetura e Presidente da Câmara de Ciências e Tecnologia. Também atuou na Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA) e no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), quando a Arquitetura ainda estava vinculada ao seu antigo órgão de fiscalização profissional.
Roberto Py foi diretor do Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul (IPHAE), de 1991 a 1992, e do Colégio Farroupilha de Porto Alegre, de 2000 a 2009. Entre as contribuições para a capital gaúcha está o importante projeto desenvolvido para Prefeitura de Porto Alegre do Viaduto dos Açorianos, que liga a zona sul ao centro da cidade.