Faleceu ontem, 1 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h de hoje, 2 de julho, e a cremação será às 17h.
A assinatura de Emil Bered está espalhada pelo Rio Grande do Sul por meio de prédios icônicos projetados com as linhas simples do movimento modernista, mas, em suas palavras, sempre buscando a conexão dos espaços e a funcionalidade. Aos 98 anos, o arquiteto, pai e amigo se despede, mas deixa memórias e um legado incontestável.
Nascido em maio de 1926 em Santa Maria, filho de imigrantes libaneses e italianos, Bered ingressou na faculdade em 1945, na ocasião da criação do primeiro curso de arquitetura e urbanismo do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre (IBA). Mais tarde o curso passou por uma fusão com o Curso de Engenheiro Arquiteto da Escola de Engenharia, resultando, assim, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, localizada nas dependências da Escola de Engenharia, em Porto Alegre.
O arquiteto atuou entre 1950 até meados dos anos 2000, e de suas mãos nasceram criações marcantes, entre elas o emblemático edifício da CRT, localizado na esquina da avenida Salgado Filho com a Borges de Medeiros, no centro da Capital; o edifício IPASE, na Travessa Mario Cinco Paus, também em Porto Alegre; a Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano, localizada na Rua Jerônimo de Ornelas, no bairro Santana; o Tribunal Regional do Trabalho; a Faculdade de Odontologia da UFRGS; e a construção da Vila Nova Restinga.
Além de sua extensa obra, foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), de 1954 a 1958, e representou a entidade junto à Assembleia Nacional IAB no período de 1958 a 1959.
Em 2022, em comemoração aos 70 anos da faculdade de Arquitetura da UFRGS, foi lançado o livro EMIL BERED Arquiteto, com apoio institucional da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, do DOCOMOMO Núcleo RS e do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS). A obra foi organizada por Sérgio M. Marques, César Vieira e Eneida R. Ströher com a colaboração da família Bered, e participação ativa do próprio arquiteto na definição do conteúdo e desenhos, feitos especialmente para esta publicação. O arquiteto também participou dos eventos de comemoração dos 75 anos do IAB RS, em 2023, promovendo uma sessão de autógrafos (veja galeria abaixo).
“São obras que mostram uma arquitetura com sólidas referências conceituais às quais poderiam ser atribuídas outras características: pioneira, inovadora, elegante, madura, rigorosa com seus princípios e conceitualmente clara, enfim, uma arquitetura de qualidade”, destacam as filhas Ana Rosa e Marta Bered, também arquitetas.
Crédito das fotos abaixo: Thalles Matos