Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota em defesa do Memorial Luís Carlos Prestes e da obra de Oscar Niemeyer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aos Exmos. Vereadores e Exmas. Vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre
Exmo Sr. Sebastião Melo, Prefeito Municipal de Porto Alegre

Porto Alegre, 11 de outubro de 2021.

NOTA EM DEFESA DO MEMORIAL LUÍS CARLOS PRESTES E DA OBRA DE OSCAR NIEMEYER

De tempos em tempos o totalitarismo reascende em nosso país, como a nos alertar da imensa fragilidade inerente a uma democracia baseada na desigualdade social.

Luís Carlos Prestes sofreu em vida as mais profundas consequências de atos autoritários que visam tolher a liberdade de pensamento e ação política. Eleito Senador, teve seu mandato cassado, quando o Partido Comunista foi extinto. Olga Benário, judia, entregue à sanha nazista. Sua vida foi dedicada à luta pela igualdade, liberdade e fraternidade. Não se calou ante ao autoritarismo de seu tempo. Agora, mesmo depois de morto, insiste-se em calá-lo.

Mais de trinta anos depois de sua morte, seus algozes, ou os filhos e filhas deles, como a considerar insuficientes as agruras sofridas ainda em vida, insistem em vilipendiar sua memória. Menos de dez anos após ato simbólico de restauração de seu mandato no Senado Federal, nos vemos diante de mais um atentado à sua memória através de iniciativa da Sra. Vereadora, Comandante Nádia, com apoio de alguns de seus pares.

Tal iniciativa não se restringe – o que já seria muito – a um ataque à memória de L. C. Prestes, mas também à liberdade de associação e à memória de outro importante intelectual brasileiro, Oscar Niemeyer.

O Memorial Luís Carlos Prestes foi iniciativa de uma entidade de livre associação, a qual teve autorização desta egrégia casa parlamentar. Oscar Niemeyer, amigo de Luís Carlos Prestes, e mais importante arquiteto brasileiro, doou o projeto para o Memorial – obra única do arquiteto em nossa cidade.

A intenção de criação de um Memorial de Porto Alegre é louvável, e merece todo nosso apoio, entretanto, mas não pode servir de justificativa a um ato ideológico autoritário. Se tal questão não fosse suficiente, ressalte-se que a arquitetura de um Memorial se caracteriza pela representação simbólica por si só do objeto (pessoa, lugar, fato histórico, etc) cuja memória se visa preservar.

Luís Carlos Prestes, cassado, preso, exilado, e Oscar Niemeyer, perseguido e autoexilado, merecem ter sua memória preservada, e sobretudo respeitada. Deste modo, o IAB afirma seu repúdio a tal iniciativa, a qual visa calar, mais uma vez, suas vozes.

Certos de que os Vereadores e Vereadoras de Porto Alegre, em sua maioria, bem como nosso Prefeito, estão investidos dos valores democráticos e republicanos de respeito à livre associação, à liberdade de expressão, de pensamento e de ação política, queremos crer que tal iniciativa não encontrará espaço para avançar, em respeito à memória de Prestes, de Niemeyer, e de tantas mulheres e homens que lutaram pela democracia que ora se vê novamente sob cotidianas ameaças.

Rafael Pavan dos Passos
Presidente do IAB RS

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →