Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota Pública pela Universidade Pública e Democrática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As universidades públicas brasileiras vivem um dos momentos mais duros de sua trajetória. Além dos reiterados cortes de recursos que inviabilizam o desenvolvimento científico, educacional e cultural do país, sofrem agora ataque à sua autonomia e aos princípios da gestão democrática.

Recentemente foi derrubada Medida Provisória do Presidente Jair Bolsonaro que pretendia impedir realização de eleições nas universidades federais. Mais uma ação autoritária do Governo Federal a qual evidencia seu caráter autoritário incompatível com os princípios democráticos.

O pleito realizado para a Reitoria da UFRGS contou com a participação de três chapas que compõem a lista tríplice a ser encaminhada para a Presidência da República. Observa-se, porém manifestações públicas de autoridades propondo a nomeação de chapa menos votada, o que contraria a decisão democrática tomada pela comunidade universitária.

A atenção aos princípios constitucionais da autonomia universitária e da democracia exige a nomeação da chapa mais votada. Candidaturas menos votadas que façam uso de dispositivos normativos anacrônicos agem em sinal de desrespeito a tais princípios e à decisão da própria comunidade universitária que pretendem representar e gerir.

O IAB RS compreende a nomeação de chapa menos votada como ato infringente da autonomia universitária e incompatível com os fundamentos democráticos fora dos quais não se constrói o pleno desenvolvimento científico nacional.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →