Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nova Biblioteca Pública foi tema de debate no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na última quarta-feira, 10/07, o IAB-RS, em conjunto com Associação dos Amigos das Bibliotecas Pública do RS, promoveu a Mesa Redonda "Possibilidades, projetos e propostas de uma nova Biblioteca Pública para o Rio Grande do Sul".
Para debater o tema, foram convidados o arquiteto Paulo Bicca, Professor e Coordenador do curso da FAU- PUCRS; a arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira, Superintende do IPHAN-RS; o arquiteto Glenio Vianna Boher Coordenador do projeto Viva o Centro da PMPA; e a Bibliotecária Morgana Marcon, Diretora da Biblioteca Pública e representante da Secretaria de Estado da Cultura do RS.
“A Biblioteca Pública deve permanecer na área central de Porto Alegre. Afirmo isso, porque o governo chegou a propor uma nova área fora do centro, o que seria totalmente inadequado. Até o final do ano vamos ter a definição desta área e do concurso público”, afirmou Morgana Marcon.
A arquiteta Ana Lúcia Goelzer Meira apresentou possiblidades para instalação do anexo da Biblioteca, em pavilhões na região próxima ao Aeromóvel. “É possível a utilização desses espaços que têm um super potencial cultural para a cidade”, disse a arquiteta. Ela informou ainda que existem muitas dificuldades administrativas e jurídicas para concretizar a reutilização desta área.

As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Data: 13 de julho
Hora: Das 14 ás 18 horas
Local: Saguão do prédio histórico da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190)

VISITA GUIADA AO PRÉDIO DA BIBLIOTECA PÚBLICA DO RS
Data: 13 de julho
Hora: 15 horas
Vagas Limitadas – Agendar pelo fone: (51) 3224-5045 até o dia 12 de julho.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →