Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novas exposições no IAB iniciam na próxima Quarta

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Inicia em 07/11 o quarto ciclo de exposições de artes visuais de 2012, que vão ocupar a galeria Espaço IAB até dia 30/11. As cinco mostras contemplam os artistas Gilberto Perin, Ateliê Tania Resmini, J. Altair, Elton Manganelli, Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz. O coquetel de abertura tem início às 19h30min. O período de exposição se estende de 8 a 30 de novembro, de segunda a sexta, das 14 às 19h.

Contempladas pelo último ciclo de exposições selecionadas pelo Edital de Artes Visuais do IAB de 2012, as cinco mostras que iniciam no próximo mês são das mais variadas ordens, indo de fotografia a pinturas afro e obras abstratas que mesclam formas, linhas e imaginação. "Fotografias para imaginar", de Gilberto Perin, fica exposta na Sala Negra do Instituto e revela espaços interiores vazios, sem ninguém em quadro, mas que remetem fortemente à presença humana. É um convite para que a fronteira do documental seja ultrapassada pelo observador, tornando ativa sua imaginação, rompendo os limites do que é visto.

"Espaço Massa Movimento", do Atelier Tânia Resmini, fica exposto nas áreas externas e circulações e tem como objetivo mostrar obras executadas pelo grupo de ceramistas do Atelier. O trabalho propõe esculpir e modelar o espaço, usando argila como matéria, questionando conceitos como "massa é estática ?" , "espaço é dinâmico ?". As obras pretendem invadir espaços e ao mesmo tempo serem invadidas por eles. Artistas participantes: Adriana Giora, Ana Álvares Tita, Ana Lage, Anemary Pitrez, Carla Almeida, Eva Proença, Júlia Streppel, Kika Zanella, Luiza Barreto, Maria Angélica Tellini, Maria Elisa Shutz, Soraya Girotto, TTResmini e Vera Dagord. Imagem de Soraya Girotto.

"Cultura Afro", de J. Altair, ocupa a Sala do Arco e o trabalho apresenta a representação bidimensional de arte naif que, remetendo à uma matriz visivelmente afrobrasileira, se utilizando de cores e símbolos presentes na cultura negra. Já "Palco", de Elton Manganelli, fica na Sala Multiuso e apresenta esculturas e trabalhos de cenografia. "A Trajetória da Linha", dos artistas Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz localiza-se na Sala Anexa e a proposta dos autores é utilizar-se de materiais distintos, explorando a linha e formam sua trajetória coletiva e individual.

Durante esse ano, em mostras individuais e coletivas, mais de 100 artistas expuseram seus trabalhos no Solar. Selecionadas em edital, as exposições abordam temas variados, que potencializam a reaproximação entre as Artes Visuais, a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

Fundada em 1966, a galeria Espaço IAB historicamente se consolidou como um lugar de fomentação artística e uma referência da movimentação sociocultural na cidade de Porto Alegre, quando ainda se situava na antiga sede do IAB-RS, na rua Annes Dias. Recentemente a galeria retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, com a realização de exposições de artistas em atuação no Rio Grande do Sul, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria de arte do Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse: galeriaespacoiab.blogspot.com

Imagem: Divulgação / IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →