Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novas exposições no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB-RS inicia 2013 com atividades culturais. A primeira Quarta no IAB acontece no dia 09/01com a abertura das Exposições "Cuba, piensa lo que quieras", da Câmara Viajante; "Seres”, de Marcelo Mello e "Onde não pensamos”, de Marcelo Lubisco Leães. O evento acontece às 19h30 no Solar do IAB (Rua General Canabarro, 363), com entrada franca e aberto ao público.
As exposições acontecem na Galeria Espaço IAB do dia 09/01 a 30 de janeiro de 2013, das 10 às 18h. Neste ciclo, a Câmera Viajante participa com a mostra coletiva “Cuba, piensa lo que quieras”, que conta com a participação de 18 fotógrafos. As peças abordam o povo, a arquitetura e as paisagens cubanas, com imagens singulares, instigantes e impregnadas de um olhar de solidariedade sobre um povo guerreiro, terno e orgulhoso de suas conquistas.

O escultor Marcelo Mello também participa das exposições com o trabalho “Seres”, trazendo uma série de esculturas em terracota que acompanham o escultor em suas viagens pelo Brasil. Nesta exposição, as obras estarão sendo apresentadas em caixas de vidro, junto a fotos dos locais por onde as mesmas já estiveram.

A terceira mostra, "Onde não pensamos" de Marcelo Lubisco Leães, consiste em fotografias que questionam a objetividade da fotografia, colocando-a em crise. Com texto de apresentação de Tania Rivera (psicanalista, ensaista e professora da UFF) trata-se de um trabalho poético em que, através da exploração da propriedade do vidro, se problematiza a condição humana e a irracionalidade do nosso psiquismo através da condensação de imagens capturadas em instante fotográfico, utilizando a imersão cotidiana, a deriva, como campo de trabalho.

Para saber mais sobre as exposições, acesse: galeriaespacoiab.blogspot.com

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →