Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novas tecnologias e seus usos na Arquitetura foram tema de encontro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Quarta no IAB desta semana discutiu o modo como novas tecnologias podem ser agregadas na produção de Arquitetura e Urbanismo. Organizado pelo arquiteto Henrique Lorea Leite, o encontro fez parte do ciclo "Profissão de Arquiteto" e contou com Izabele Colusso, Miguel Esnaola e Waldo Costa como convidados.
O público que veio ao Solar do IAB pôde conferir Izabele Colusso apresentar diversas ferramentas que permitem melhor compreender o funcionamento da cidade, e assim possibilitam um planejamento urbano mais efetivo. “Através de simulações, autoridades e cidadãos têm mais um mecanismo para tomar as decisões realmente adequadas de planejamento”, explicou. Mestre e doutoranda pelo PROPUR/UFRGS, a arquiteta apresentou experiências desenvolvidas no Centre for Advanced Spatial Analysis, da University College London, como o "Flying over London", no qual os cidadãos podem fazer um voo virtual sobre a capital inglesa, e o "Bike Share Map", em que é possível visualizar a dinâmica dos serviços de aluguel de bicicleta em diversas cidades do mundo, inclusive Porto Alegre.

O sócio do Studio Prudencio, Miguel Esnaola, compartilhou com os presentes sua experiência com a plataforma BIM (Builing Information Modelling). Utilizado no desenvolvimento de projetos, o uso deste sistema vem crescendo em vários países o mundo, e tende a ser adotado como padrão no mundo todo. Esnaola demonstrou várias vantagens do processo de projeto em BIM em relação aos fluxos de trabalho mais utilizados atualmente. Destacam-se a interoperabilidade entre campos diferentes do projeto e rico poder de detalhamento desde o planejamento até a gestão da obra.

Por sua vez, Waldo Costa apresentou novas tecnologias que permitem a produção de arquiteturas que respondam a características ambientais. Costa demonstrou que existem novos dispositivos relativamente baratos e fáceis de operar que ainda podem ser melhor agregados aos projetos arquitetônicos. Mestrando pelo PROPAR/UFRGS, ele exibiu diferentes possibilidades do uso do hardware de prototipagem Arduino. Através de uma maquete, Costa exibiu como a entrada de luz pode ser controlada conforme o movimento do sol.
O encontro ainda contou com a presença do arquiteto Julio Vargas, que avaliou as possibilidades das novas tecnologias e estimulou o debate com o público presente.
Quartas no IAB tem o apoio da Caixa Econômica Federal.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →