Novo acórdão do TCU reconhece contratação de arquitetos via concurso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Tribunal de Contas da União (TCU) reconheceu, através do acórdão 2230/2014, a contratação do escritório de arquitetura Libeskindllovet Arquitetos S/S Ltda. para o desenvolvimento dos projetos executivo e complementares do campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. A decisão representou um avanço na defesa da integridade do projeto arquitetônico para o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e demais entidades nacionais de arquitetura.
Segundo o acórdão 2230/2014, do vice-presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, é precipitado falar em impossibilidade legal de se contratar o vencedor do concurso, já que a contratação estava prevista como consequência da primeira colocação. “A contratação pode ser entendida, inclusive, como parte integrante da premiação”, diz o texto de Cadraz.
Com o novo posicionamento, o Tribunal de Contas anulou as multas, nos valores de R$ 5 mil, que foram aplicadas ao então diretor do Departamento de Educação Superior, Manuel Fernando Palácios, à coordenadora geral de Desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior, Maria Leda Costa Diniz, e à arquiteta Sandra Scherrer de Amorim Nagem Vidal. O acórdão também aceitou os argumentos apresentados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) em memorial apresentado ao TCU após ter sido admitido no processo como parte interessada.

Texto original do acórdão 2230/2014 Ata 16 – Segunda Câmara
Publicação do do DOU, de 28 de maio de 2014
Memorial do CAU/BR enviado ao TCU

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →