O Prêmio Memória da Arquitetura foi instituído pelo núcleo Rio Grande do IAB RS para distinguir profissionais e empresas que tenham contribuído com a preservação do patrimônio arquitetônico. Nesta edição, os premiados são o engenheiro Claudio Renato Rodrigues Dias e a empresa Unicred Integração – Unidade Rio Grande.
A premiação
O Prêmio Memória da Arquitetura é oferecido pelo Núcleo Rio Grande do IAB RS, em conjunto com a Associação Pró-Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da cidade do Rio Grande (APHAC), Secretaria do Município da Cultura, Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio Grande (Searg) e o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.
Aproximadamente um mês antes da cerimônia, os representantes dos grupos citados se reuniram e decidiram os premiados por merecimento. O engenheiro Cláudio Rodrigues Dias e a empresa Unicred receberam como homenagem um troféu e um diploma. Além das categorias citadas, o prêmio também presta anualmente reverência a um “prédio destaque” – este podendo ser um local preservado ao longo dos anos ou restaurado.
Destaques
Além da premiação, a cerimônia também contou com um coquetel, ainda nas dependências da Catedral de São Pedro, com a presença do Coral Municipal de Rio Grande. Segundo o arquiteto Oscar Décio Carneiro, membro do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil: “A premiação é uma forma de destacar pessoas e entidades que trabalharam pela conservação do patrimônio histórico da cidade e também de apreciar esse patrimônio”.
O arquiteto também conta que a Catedral de São Pedro receberá um azulejo para marcar o acontecimento do evento no local. Segundo ele, a ideia dos azulejos surgiu no ano passado, quando foram colocadas as placas cerâmicas em todos os outros lugares que sediaram as 10 edições do evento.
Mês do Patrimônio