Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O CAU é a nossa maior conquista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O CAU é a maior conquista recente dos arquitetos brasileiros, que permitirá que nossa profissão ocupe um patamar superior de qualidade dentro de poucos anos. Portanto, este período de construção do CAU é fundamental para o futuro da nossa profissão.

O dever do Instituto de Arquitetos do Brasil é zelar pela boa construção do CAU, e para que este atenda aos princípios para os quais foi criado após a luta de gerações de arquitetos.

Além das dificuldades naturais e previsíveis que o CAU enfrentaria neste início de atividade somou-se uma série de ações de boicote e sabotagem por parte do antigo sistema. O CAU teve enormes dificuldades para realizar a eleição porque muitos CREAs não enviaram os dados atualizados não permitiram acesso aos recursos. O CREA RS (assim como alguns outros) ainda não repassou os recursos devidos para o CAU RS (superior a 10 milhões de reais) que a Lei previa e que foram arrecadados dos arquitetos no ano de 2011. O CREA RS também dificulta o acesso aos bancos de dados dos arquitetos, processos, e todo nosso arquivo físico e digital dentro do antigo sistema. No começo de maio o CREA RS teve frustrada uma ação jurídica contra o CAU RS com este objeto.

Por sua vez, o CAU BR tem uma enorme quantidade de temas para organizar e colocar em operação. Está muito empenhado na discussão da fiscalização e de sua implementação, entre outros tantos temas. A dedicação dos colegas conselheiros em Brasília é enorme e deve ser valorizada e apoiada.

Todas estas dificuldades e a ansiedade por dar a melhor resposta para os profissionais também pode levar o CAU BR a cometer equívocos. Seria injusto cobrar perfeição dos colegas, e nossa vigilância, crítica e colaboração deve servir para manter a categoria unida na construção do CAU. Neste sentido, estamos conversando com as lideranças nacionais e com os conselheiros federais para que estes façam as correções que entendemos necessárias.

Por outro lado, a nossa participação e contribuição deve ser permanente para que o CAU seja construído sobre os princípios que o motivaram e que os nossos representantes tenham o apoio necessário para realizarem esta tarefa com serenidade, assim como para evitarem e corrigirem eventuais equívocos que são naturais neste processo que se inicia.

Neste momento de transição e de implantação do Conselho, temos que manter a unidade dos arquitetos na defesa do CAU e estarmos muito atentos para enfrentar algumas resistências e boicotes que somente serão benéficos para os interesses contrários à nossa profissão e aos profissionais arquitetos.

O IAB RS solicita revisão das Resoluções 17 e 21 do CAU BR, que contém ilegalidades. (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1566)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →