O IAB RS solicita revisão das Resoluções 17 e 21 do CAU BR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Neste sentido, estamos em permanente contato com o CAU BR, e associados à outras entidades e à diversos departamentos do IAB de outros estados, buscando a revisão da Resolução 17, no seu artigo 7º, § 1º, porque, em nosso entendimento, fere o texto da Lei onerando de forma inadequada e ilegal os profissionais.

A justificativa que o plenário do CAU BR nos apresenta é que todas as atividades, ou grupos de atividades, devem ter um registro, e que para cada registro um RRT. O resultado prático da aplicação desta Resolução é a possibilidade de cobrança de mais de um RRT por serviço ou empreendimento.

Em nosso entendimento, a Resolução 17, no seu artigo 7º, § 1º, não se sustenta e fere o texto e o espírito da Lei, visto que a Lei é clara quando define que um RRT deve corresponder a um serviço/um trabalho e não à cada atividade como faz a Resolução 17. A lei não fala em um RRT por “atividade”, mas sim faz referência ao “trabalho” no sentido amplo e muito especificamente ao “empreeendimento” como um todo.

Neste sentido, o Fórum de Entidades de Arquitetos no Rio Grande do Sul – integrado pelo IAB RS, SAERGS, AsBEA RS, AAI Brasil/RS – manifestou ao plenário do CAU/RS, em 11 de maio, a sua inconformidade com o que determina a Resolução 17 do CAU/BR, com relação à cobrança de taxa de RRT por atividades ou mesmo por ”grupos de atividades”.

O manifesto foi lido no plenário do CAU/RS pelo presidente do IAB RS, arq. Tiago Holzmann da Silva e, por sugestão do presidente Roberto Py, foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

O documento foi entregue ao Conselheiro Federal do Rio Grande do Sul, arq. Cesar Dorfman, para que seja encaminhado ao CAU BR.

Confira a resolução:http://www.cau.org.br/resolucao.html (http://www.cau.org.br/resolucao.html)

Veja a íntegra do texto aprovado por unanimidade pelo Plenário do CAU RS. (http://www.iab-rs.org.br/noticia.php?id=1567)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →