Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O Risco: Lucio Costa e a utopia moderna

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Risco: Lucio Costa e a utopia moderna, Geraldo Motta Filho
Brasil, 2003, 35 mm, cor-pb, 76 min Lucio Costa (Toulon, FR, 1902,­ Rio de Janeiro, RJ, 1998) é uma das raras personalidades na história do Brasil que permitem cruzar a sua história individual com a construção da nação de maneira muito natural e aberta. Através de imagens realizadas pela produção, de imagens filmadas pelo próprio Lucio Costa, desde os anos 30 até os anos 60 do século XX, em seus registros de viagem, com sua câmera 8 mm ­ adquirida em viagem realizada em 1938 a Nova York ­ e de vasto material de arquivos nacionais e internacionais, este documentário narra, através da trajetória do arquiteto e urbanista, o processo de “formação” da arquitetura moderna brasileira. FICHA TÉCNICA
Roteiro: Geraldo Motta Filho, Guilherme Wisnik.
Produção: Juliana de Carvalho e Geraldo Motta Filho.
Produção executiva: Juliana de Carvalho.
Direção de arte e Animações: Toni Cid.
Fotografia: Mario Carneiro, Pedro Ionescu.
Câmera: Pedro Ionescu.
Som direto: Valéria Ferro, Juarez Dagoberto, Gabi.
Edição de som: Carlos Cox.
Música: Cacá Machado.
Montagem: Mair Tavares.
Elenco: Com Lucio Costa, Maria Elisa Costa, Oscar Niemeyer, Ítalo Campofiorito, Sophia Telles, Otília Fiori Arantes,
Sérgio Ferro, Lauro Cavalcanti, Yves Bruand, familiares de Lucio Costa.
Prêmio: Festival de Gramado 2003: prêmio especial do júri.
O filme está em cartaz no cinema do Santander Cultural – Praça da Alfândega, s/nº. Os horários podem ser obtidos através do fone 3287-5718.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →