Iniciadas em abril, as obras de restauração do Solar, futura sede do IAB, encontram-se em franco e normal desenvolvimento, havendo sido já investidos próximo à R$ 250.000,00, recursos havidos com venda de índice. Estão quase concluídas as obras de recuperação dos porões, originalmente existentes e aterrados na reforma de 1930, que aumentarão a área útil em cerca de 150,00m², concluída a estrutura do 1º entrepiso, as cintas de concreto para estabilização de paredes e iniciados os trabalhos da laje de cobertura da área que será ocupada pela secretaria do IAB. Paralelamente e, até como conseqüência, começam a surgir as primeiras parcerias, estando em fase de concretização, patrocínios da Cia Siderúrgica Nacional, Tumelero, Geral e Tintas Renner.
Vale lembrar entretanto, estarmos ainda muito longe de termos disponíveis os recursos necessários à conclusão das obras, o que somente se dará com a efetiva mobilização não só da totalidade dos associados, mas sim de todos os arquitetos. Tendo presente que os recursos a serem arrecadados, obrigatoriamente o deverão ser junto às empresas e que estas, invariavelmente, não prescindem dos serviços profissionais de arquitetos, solicitamos e encarecemos a estes colegas serem os divulgadores da obra que o IAB esta realizando, não só para si, mas principalmente para a cultura de nosso estado.
Artigo: “A Cidade Zumbi: especulação e corrupção contra o espaço público e a moradia”
O texto foi escrito pelo arquiteto e urbanista Tiago Holzmann da Silva e publicado no jornal Matinal, no dia 10 de janeiro de 2025.