Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Palestra Habitat III + Dia do SIG em Porto Alegre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS está promovendo na noite desta quarta-feira (16/11) palestra com o arquiteto Alexandre Santos apresentando relatos sobre o Habitat III – contradições, parcerias e informações geográficas na nova agenda urbana. O evento faz parte do Dia do SIG de Porto Alegre, que por sua vez faz parte do GIS Day internacional.

A Casa das Cidades enviou o arquiteto Alexandre para a conferência internacional, para representar sua participação no Projeto GeoSUMR, uma cooperação internacional para disseminação das geotecnologias para a gestão das cidades.

"A Nova Agenda Urbana prepara o terreno para os próximos 20 anos das políticas e esforços internacionais para o desenvolvimento urbano. Ela foi apresentada na Habitat III, realizada em Quito 20 anos após a conferência anterior realizada em Istanbul", explicou o arquiteto.

Segundo ele, este tema dominou grande parte da conferência e se apresentou como uma das maiores ferramentas para lidar com a complexidade das cidades mundiais: abundaram sistemas, programas integrados, frameworks para o monitoramento de informação e conjunto de dados diversos.

"Claro que nem tudo são flores e perceberam-se diversas contradições entre discurso e prática, entre o high profile dos delegados nacionais e as questões urgentes das cidades ao redor do mundo", destacou Alexandre. #iabrs #newurbanagenda #gisdayinternational

Mais sobre o palestrante:

Alexandre Pereira Santos – Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), possui mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (2015). É membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento RS, Membro da Zona de Inovação Sustentável, sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo e professor de urbanismo no Centro Universitário Univates. Desenvolve pesquisa nas áreas da Teoria da Urbanização e do Urbanismo Contemporâneo sobre forma da cidade enquanto processo social, relações com a pobreza e ambiente natural através da modelagem das dinâmicas urbanas, com uso de geotecnologias, modelagem com autômatos celulares (CA) e baseada em agentes (ABM). Tem atuação profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, habitação, políticas públicas, projeto urbano e processos participativos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →