Eliane Constantinou, diretora da da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, lembra que, no início, a incerteza era muito grande, e a dificuldade dos alunos também. “Diante das restrições, que são muitas, tentamos prestar apoio aos alunos”, destaca.
A referência é aos editais de auxílio para compra de tablets, por exemplo, que possibilite aos estudantes acompanharem as aulas, que devem retornar virtualmente em agosto. A principal preocupação é que o ensino remoto não acentue as diferenças já existentes, prejudicando aqueles alunos com dificuldades financeiras.
“A faculdade não forma um arquiteto a mais, mas sim uma personalidade completa”, definiu o professor Ivan Mizoguchi para defender o ensino presencial de arquitetura e urbanismo em contraposição à tentativa de tornar hegemônico o método de ensino a distância, conhecido por EAD.
Professor aposentado, Mizoguchi elogiou a distinção entre os métodos e reconhece que, “diante da situação atual, é importante reconhecer a utilização do ensino remoto como válida para manter professores e alunos conectados”. Mas destaca que o momento não pode ser aproveitado como justificativa para implantar o EAD.
O arquiteto Mauricio López, professor na Universidad de la Republica, no Uruguai, conta que o grande desafio da “não presença” é não perder a qualidade do intercâmbio que a sala de aula proporciona. Um exemplo disso é quando, ao comentar o projeto de um estudante, a explicação é aproveitada para outros repensarem seus próprios projetos.
Sintetizando conceitos presentes nas falas anteriores, López destacou que “a formação é mais que saber projeto, é formação sociológica, filosófica, que ajudam a pensar o mundo para posicionar-se como profissional e poder responder com arquitetura a temas fundamentais do mundo”. E provoca que o momento deve servir para que a academia pense nas possibilidades para além da pandemia.
O debate foi mediado pelos diretores do IAB RS Marcelo Arioli Heck, professor na Univates e na Unisinos, e Alexandre Rosa Bento, professor na Feevale, que relataram suas experiências de adaptação ao ensino remoto neste semestre.
O vídeo está diponível na Fanpage do IAB RS.