A cidade de Fortaleza será sede do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2011. Esta é a última semana para inscrições antecipadas. Depois do dia 31 de maio, as inscrições serão realizadas apenas no evento. Maiores informações no site www.fjal.com.br (http://www.fjal.com.br/) ou pelo email contato@fjal.com.br.
Nos últimos anos, desenvolve-se na América Latina uma produção arquitetônica de valor, através de sua nova geração de arquitetos. Geração essa que vêm provando que, em meio à escassez de recursos e de tecnologias muito avançadas, é possível fazer uma boa arquitetura.
O objetivo do fórum é ver como esses arquitetos, inseridos em contextos similares, vêm respondendo de forma inovadora às questões contemporâneas, propondo novas maneiras de se pensar e fazer arquitetura, gerando novas formas de se viver as cidades, de se relacionar com os espaços e de se utilizar novos materiais e técnicas construtivas de forma mais racional, econômica e criativa. Mais do que quais são as novas respostas que esses arquitetos dão, é interessante saber quais são as perguntas que eles identificam como importantes e buscam responder através da arquitetura.
Entre os palestrantes confirmados estão o chileno Sebastián Irarrázaval, o grupo equatoriano AL BORDE, formado pelos arquitetos David Barragan e Pascual Gangotena, Sebastian Adamo e Marcelo Faiden, da Argentina, Matías Carballal, Andrés Gobba, Maurício López e Alvaro Mendes, do estúdio uruguaio MAAM, Felipe Mesa e Federico Mesa, do escritório Plan b, o escritório porto-alegrense Studio Paralelo, Yuri Vital, o escritório Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, Álvaro Puntoni, Oliveira Júnior, e Pedro Évora e Pedro Rivera, da Rua Arquitetos.