Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Participe do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A cidade de Fortaleza será sede do Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos nos dias 8, 9 e 10 de junho de 2011. Esta é a última semana para inscrições antecipadas. Depois do dia 31 de maio, as inscrições serão realizadas apenas no evento. Maiores informações no site www.fjal.com.br (http://www.fjal.com.br/) ou pelo email contato@fjal.com.br.

Nos últimos anos, desenvolve-se na América Latina uma produção arquitetônica de valor, através de sua nova geração de arquitetos. Geração essa que vêm provando que, em meio à escassez de recursos e de tecnologias muito avançadas, é possível fazer uma boa arquitetura.

O objetivo do fórum é ver como esses arquitetos, inseridos em contextos similares, vêm respondendo de forma inovadora às questões contemporâneas, propondo novas maneiras de se pensar e fazer arquitetura, gerando novas formas de se viver as cidades, de se relacionar com os espaços e de se utilizar novos materiais e técnicas construtivas de forma mais racional, econômica e criativa. Mais do que quais são as novas respostas que esses arquitetos dão, é interessante saber quais são as perguntas que eles identificam como importantes e buscam responder através da arquitetura.

Entre os palestrantes confirmados estão o chileno Sebastián Irarrázaval, o grupo equatoriano AL BORDE, formado pelos arquitetos David Barragan e Pascual Gangotena, Sebastian Adamo e Marcelo Faiden, da Argentina, Matías Carballal, Andrés Gobba, Maurício López e Alvaro Mendes, do estúdio uruguaio MAAM, Felipe Mesa e Federico Mesa, do escritório Plan b, o escritório porto-alegrense Studio Paralelo, Yuri Vital, o escritório Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, Álvaro Puntoni, Oliveira Júnior, e Pedro Évora e Pedro Rivera, da Rua Arquitetos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →