Patrimônio Profissional – artigo do arquiteto Abraham Lincoln

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O arquiteto Abraham Lincoln, do IAB-RS Região Basalto, de Nova Prata, redigiu um texto intitulado “Patrimônio Profissional”. Leia abaixo: Patrimônio Profissional Apesar do patrimônio ser algo que buscamos ao longo de nossas vidas, existe sempre, e não é raro, a possibilidade de perdê-lo de uma hora para outra. É claro que a perda pode ser traduzida por uma razão inerente a nossa vontade, o que torna ainda mais dolorosa a perda do patrimônio. Mas há um certo patrimônio que não é mensurável, não é quantificado em números ou valores. É o patrimônio que temos dentro de nós e, no nosso caso, é aquilo que adquirimos ao longo de anos de estudo e de vivência na profissão. É o patrimônio profissional. É isso mesmo. A nossa profissão é o único patrimônio que temos e que é inteiramente intocável pelos outros. Podemos perder tudo, mas “o fato de sermos arquitetos” não perderemos por vontade alheia. Até mesmo depois de morrermos, o nosso patrimônio continua sendo valorizado. Pois o que estamos assistindo nos dias de hoje é o maior ultraje feito contra nós como profissionais que somos. Estão nos roubando de dentro de nós a capacidade de sermos o que somos. Arquitetos. Estão nos tirando aos poucos aquilo que é inerente ao nosso estado profissional. Não demorará e seremos, talvez, meros compositores de fachada. Hoje nos tiram o direito sobre um item da nossa profissão que está lá no canto. Mas é nosso. E amanhã? O que será que vão nos tirar? Talvez não me deixem escolher sequer a cor da casa do meu filho.
Qual será o ponto que temos que atingir para que acordemos como entidade e como profissionais?
Estão nos roubando aquilo que temos de mais valioso em nós. A nossa profissão. Ou alguém já sabe como se vive sem uma profissão?
Ou acordamos agora ou não será mais preciso acordar.
E, se sabemos que sozinho somos pequenos.
Há, obrigatoriamente, a necessidade de nos aliarmos contra tudo e todos que nos roubam descaradamente o nosso patrimônio maior.
Há, necessariamente, a obrigação de defendermos a nossa profissão como sendo o estado maior de nossas vidas.
Há, no mais nobre dos instintos, a grandeza de valorizarmos a arquitetura.
Há, na maior grandeza, o nobre instinto de nos valorizarmos dentro da arquitetura.
Arqº Abraham Lincoln
IAB Basalto

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →