Perdemos Milton Mattos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Perdemos hoje (16/05) o arquiteto Milton Mattos, um exemplo de militância. Mattos faleceu por problemas cardíacos nesta madrugada, em Porto Alegre. O corpo estará sendo velado no Cemitério São Miguel e Almas, capela K, das 14h às 17h

"Pude conviver por mais de um ano com Milton Mattos no CEC. Quase diariamente.Uma grande pessoa da Cultura. Levava a arquitetura consigo nas demais linguagens que desenvolveu, em especial o teatro", declara Rafael Passos, presidente do IAB RS.

O arquiteto Milton Mattos e a jornalista Ivette Brandalise participaram dos acontecimentos de agosto de 1961, como integrantes do Teatro de Equipe, que aderiu à legalidade — do qual ele foi um dos fundadores. Além de encenar espetáculos, o local era palco para laboratórios, debates, conferências, abrindo o leque para diversas manifestações. “Havia um movimento permanente de influência na vida da cidade”, dizem.

Vale lembrar ainda do Hino da Legalidade que foi composto pelo ator Peréio com letra de Lara de Lemos, ambos integrantes do Equipe. Pronto o Hino e submetido a Brizola, que pediu para mudar a palavra “gaúchos” por “brasileiros” e “legalidade” por “lealdade”, foi a vez de providenciar a gravação pela gravadora Copacabana. A capa tinha estampada a foto de Brizola.  Clique Aqui para escutar o Hino.

 


Foto:Sul21

Mattos em matéria para o Sul21,recordou: “Em 24 horas nos mobilizamos. Já fazíamos um teatro engajado, com objetivo de que funcionasse também politicamente, não apenas como lazer. Queríamos, pretensiosamente, fazer algo que pudesse interferir no país”, analisa. “Por isso, quando Brizola levantou-se em defesa da Legalidade, interrompemos o espetáculo que fazíamos, a peça O Despacho, e instalamos o comitê”. Segundo Ivette, “foi automático” o engajamento.

 

O arquiteto Ivan Mizoguchi fez alguns recortes de imagens do livro "Trem de volta" (libretos 2003) de Mário de Almeida e Rafael Guimaraes, em homenagem ao amigo. Confira:

Confira ainda a participação de Milton Mattos no curta-metragem "Tomou Café e Esperou"

 

Tomou café e esperou (A cup of coffee and wait) from Emiliano Cunha on Vimeo.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →