O IAB RS sediou nesta quinta-feira, 20 de abril, o encontro dos Pontos de Cultura da Rede RS da Cultura Viva. O principal objetivo da iniciativa é fomentar o debate sobre a política Cultura Viva, as Leis de Fomento à Cultura Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. A rede de Pontos de Cultura do RS é representada pela Comissão dos Pontos de Cultura do RS e pelo comitê gestor da Política Cultura Viva no Estado do Rio Grande Sul.
Em 2015 o IAB RS foi intitulado como Ponto de Cultura da capital gaúcha, integrando a rede estadual que soma cerca de 200 pontos de Cultural espalhados pelo Rio Grande do Sul.
O evento realizado nesta quinta contou com a presença do diretor da Política Nacional da Cultura Viva, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC), João Pontes.
A rede estadual de Pontos de Cultura realiza iniciativas ligadas aos povos indígenas, quilombolas, de matriz africana, de economia solidária, produção cultural urbana e periférica, cultura digital, culturas populares e juventude, abrangendo diversos tipos de linguagens como música, artes cênicas, cinema e produção audiovisual, circo, literatura, capoeira, folguedos, entre tantas outras.