Foto: Francielle Caetano/PMPA
Como exemplo de iniciativa pública para combater este efeito, foi citado o caso da cidade de São Paulo, que por força de uma lei altamente restritiva – de iniciativa do prefeito Gilberto Kassab – teve retirada grande parte dos anúncios das ruas. Essa medida deu oportunidade às pessoas de apreciarem a arquitetura na paisagem urbana, recebendo muitos elogios, inclusive de artistas estrangeiros, como a cantora Katy Perry, que, na semana passada, postou via Twitter a seguinte mensagem: “São Paulo, uma cidade IMENSA sem propaganda/outdoors/influência de escolha. Reconfortante, você vê a arquitetura e a beleza natural. Legal”
E PORTO ALEGRE, QUANDO CHEGA LÁ?
Especula-se por que não se adota, ainda, uma lei semelhante em Porto Alegre. Terá alguma relação com as eleição, quando alguns vereadores recebem generosos espaços em outdoors?
Mesmo assim, o debate deixou clara a preocupação de todos em melhorar o espaço urbano na capital gaúcha. Segundo o secretário Luiz Fernando Záchia, “não queremos chegar ao ponto que São Paulo chegou, de total descontrole, e para isso precisamos mediar um entendimento. Vamos levar para a Smam a continuidade deste debate, para que possamos minimizar as dificuldades e construir algo exequível e que atenda aos interesses de toda a cadeia envolvida”.
O evento integrou o Fórum Concertação Ambiental – Soluções Sustentáveis para Porto Alegre, lançado em julho deste ano com o objetivo de construir, de forma compartilhada com a sociedade, para temas do meio ambiente.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre