Porto Alegre ganha Núcleo do Projeto Brasil Cidades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O projeto Brasil Cidades fincou bandeira em Porto Alegre. Na noite da quinta-feira (19/04) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), o Laboratório Cidade em Projeto (CPLAB – UFRGS) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (SAERGS) promoveram a reunião de formação do núcleo no Solar do IAB RS.  O primeiro encontro do grupo na capital gaúcha gerou uma ampla rede coletiva em torno da agenda urbana.

O Projeto Brasil Cidades é uma iniciativa da Frente Brasil Popular, coordenada nacionalmente por pela arquiteta e urbanista Ermínia Maricato. A motivação vem da constatação que, apesar da conquista de arcabouço legal urbanístico inovador, as cidades retomaram o rumo do aprofundamento da desigualdade social no espaço urbano. É preciso formar uma agenda de médio o longo prazo para que tenhamos realmente cidades mais justas e igualitárias.

O encontro contou com a participação de representantes da Amigos da Terra Brasil, Grupo de Pesquisa de Sociologia Urbana – UFRGS, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Coletivo Ambiente Crítico, Coletivo Obra, FENEA, DAFA, TransLab, Coletivo Cidade que Queremos, Sociedade de Economia do RS (Socecon-RS), Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE/RS) e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento de Luta nos Bairros, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Movimento de Mulheres Olga Benário, Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Concessionarias no Ramo de Rodovias e Estradas em Geral no RS (SINDECON-RS), Sindicato de Economistas do RS, Associação Comunitária do Centro Histórico de Porto Alegre  (ACCH), Centro de Direitos Humanos (CDH), Associação dos Técnicos de Nível Superior do Munícipio de Porto Alegre (ASTEC), estudantes e pesquisadores.

A presidente do SAERGS, Maria Teresa Peres de Souza, apresentou um histórico de como surgiu a ideia de formar o núcleo em Porto Alegre, citando o seminário promovido no final 2017 com a presença de Ermínia Maricato. Ela informou que desde o ano passado foram feitas diversas articulações. “ A partir das eleições do CMDUA muitas entidades e pessoas se aproximaram da ideia deste projeto, a fim de participarem da discussão de: Qual é a cidade que gostaríamos de ter e o que precisamos fazer?”, informou. Maria Teresa citou a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, deixando o recado do presidente Cícero Alvarez, para que possam contar com a FNA. Teca, como é conhecida a presidente do Saergs, explicou que foram elencados alguns temas para um debate inicial para linhas importantes de discussão, e a partir do Fórum Nacional, outros temas irão surgir a partir deste evento. “Queremos ouvir não só os movimentos sociais organizados, mas também os não organizados”, disse.

A vice-presidente do IAB RS, Clarice Oliveira, citou as entidades apoiadoras e evidenciou o que é o BR Cidades, destacando que sua base é pensar a cidade e o direito à cidade. “Esta ação do BR Cidades é conjunta, formada não apenas por técnicos, mas por pessoas que vislumbram a possibilidade de transformação de uma cidade mais justa”, ressaltou. Clarice informou que existem núcleos formados no Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis.  Também apresentou a agenda para os dias 22, 23 e 24 de maio, em São Paulo, quando ocorrerá o “Fórum Nacional – UM projeto para Cidades do Brasil”. “É um grande desafio que temos pela frente e precisamos do engajamento dos movimentos sociais”, convocou a vice-presidente do IAB RS. Ela também relatou sobre as atividades que os núcleos de outros Estados que já estão fazendo aulas públicas, debates na periferia e atividades preparatórias para o Fórum.

O arquiteto Bruno Mello, integrante do Laboratório Cidade em Projeto (CPLAB- UFRGS), disse que o BR Cidades também é para se construir uma agenda dos movimentos que indique uma nova postura e aponte um futuro que queremos para a cidade.  “Temos que nos associarmos para fazermos as modificações que almejamos”, refletiu Bruno.

O sociólogo César Schütz, disse que Porto Alegre que já foi referência de democracia e participações, hoje vem sendo desmontada. “Entendo o BR Cidades como um grupo de resistência”.

O médico Márcio, servidor do município, falou da dificuldade de argumentar com as pessoas nas relações de disputa de poder, porque elas têm visão centrada em si mesma. “A maioria não consegue ver a cidade como um todo”, observou.  E temos que pensar qual o papel delas neste coletivo da cidade.

A arquiteta Fernanda Escobar, falou do processo de alienação e sua experiência na periferia. Para ela, sem construir um senso comunitário não conseguimos crescer. Estamos discutindo uma agenda de planejamento urbano e para uma cidade justa. Como primeiro passo para podermos deslumbrar um capital sociológico e a construção desta agenda do BR Cidades. As comunidades precisam se entender para nos ajudar. Precisamos discutir o planejamento urbano com ele, com uma metodologia possam entender e dialogar com a gente.

Sergio Brum, engenheiro do SENGE/RS, se comprometeu em estar junto com o IAB RS e BR Cidades para as futuras ações. Brum acredita que hoje o Plano Diretor é o grande problema da cidade, pois ele é totalmente “negociável” e tem muitas brechas.  Temos que reconstruir a participação com um potencial de incomodar um pouco os dirigentes eleitos, para que possamos construir juntos uma cidade melhor.

Leonardo Brawl, arquiteto do TransLab, destacou que o grupo deve fazer um esforço para abranger todos os gêneros, utilizando outros métodos de diálogo com as comunidades. Ele pontuou aspectos psicológicos, para não reproduzirmos preconceitos como, por exemplo, a de “homens brancos e acadêmicos ficarem sempre com a palavra”.

O arquiteto Pedro Araújo, disse que “ainda bem que tivemos essa iniciativa de se juntar, pois vejo isso como uma resposta inteligente para esse momento político”. Para ele, temos uma crítica muito bem construída para propostas neoliberalistas da cidade, mas precisamos nos reunir para pensar alternativas de contrapropostas, assim fica mais fácil de desmanchar essa visão tão curta que vem sendo apresentada pelos gestores.

A primeira reunião já resultou em muitas manifestações e propostas para de ter um grupo o mais plural possível. Ficou claro a necessidade de descentralização das atividades que serão propostas pelo grupo. Outro ponto foi a questão da metodologia para os próximos encontros, criando grupos de trabalhos. Também foi identificada a necessidade de ações que façam que as pessoas pensem mais sobre a cidade, e que essa iniciativa não sobreponha os trabalhos que já existem na cidade.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Manifesto Público do IAB RS sobre o marco regulatório do EaD

O IAB RS defende que os cursos de Arquitetura e Urbanismo estejam incluídos entre as graduações que não podem ser à distância. É oportuno e historicamente importante lembrar que, bem antes das conquistas hoje anunciadas para a engenharia e as áreas da saúde, o CAU/RS obteve relevantes vitórias jurídicas no sentido de negar registro profissional à diplomados por cursos de arquitetura e urbanismo 100% EaD.

Leia Mais →

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →