Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prefeitura do Rio e IAB-RJ diplomam escritórios de arquitetura vencedores do Concurso Morar Carioca

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Prefeitura e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) entregaram na sexta-feira (28/01), os diplomas aos 40 escritórios de arquitetura vencedores do “Concurso Morar Carioca: conceituação e prática em urbanização de favelas”. A partir de março as equipes serão contratadas pela Secretaria Municipal de Habitação (SMH) para atuarem na urbanização de 91 assentamentos distribuídos nas cinco áreas de planejamento da cidade.

As equipes projetarão intervenções que beneficiarão cerca de 89 mil domicílios, numa área de 12 milhões 251 mil m², onde serão implantados infraestrutura, equipamentos comunitários, além de programas sociais, culturais e de lazer. A partir de agora, os escritórios devem reunir a documentação necessária para a contratação.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou a importância dos projetos arquitetônicos, que podem apresentar soluções para as áreas de risco, como contenção de encostas, sem a necessidade de reassentamento de todas as famílias.

Segundo o secretário Jorge Bittar, os trabalhos apresentados para a qualificação dos escritórios são de excelente nível. “As intervenções vão levar dignidade, condições de igualdade e qualidade de vida à população mais pobre” – afirmou o secretário.

Para divulgar todos os projetos e idéias que participaram da seleção, foi lançado o Catálogo de Metodologia do Concurso Morar Carioca. Além da publicação de 480 páginas, uma exposição no IAB apresenta os trabalhos vencedores. As iniciativas fazem parte das comemorações de aniversário de 90 anos do IAB.

O Morar Carioca integra o Plano de Legado Urbano, Ambiental e Social das Olimpíadas de 2016 para a cidade. Entre as áreas beneficiadas estão as comunidades vizinhas e situadas até 4 km das futuras instalações olímpicas, como as do Complexo dos Cabritos e Tabajaras, (Copacabana e Botafogo), Vila Vintém e adjacências (Padre Miguel) e todas as comunidades no entorno da Cidade de Deus (Jacarepaguá).

A meta do Programa Morar Carioca é urbanizar até 2020 todas as favelas do Rio, num investimento de 8 bilhões, sendo 2 bilhões nos próximos dois anos.

Relação dos arquitetos responsáveis pelos trabalhos selecionados no concurso:

→ Premiados

101. Maira Francisco Rios
103. Jacira Saavedra Farias
105. Jorge Mario Jauregui
110. Gabriel Carvalho de Souza
111. Gabriel Nogueira Duarte
112. Gustavo de Oliveira Martins
115. Patricia Garcia Padilha
118. Carlos Andre Palatinic
119. Cláudia Maria Nunes Pimentel de Miranda
120. Héctor Ernesto Vigliecca Gani
123. Caio Santo Amore de Carvalho
124. Pascoal Mário Costa Guglielmi
126. Denise Portella Rosa
127. Fernando Henrique de Araujo Góes Newlands
128. Roberta Santos de Araujo Assino
130. Pedro Rivera Monteiro
135. Ciro Felice Pirondi
140. João Carlos Laufer Calafate
141. Pedro Paes Lira
145. Luis Carlos Soares Madeira Domingues
147. Alder Catunda Timbó Muniz
149. Humberto Kzure-Cerquera
150. Ana Carolina Vanni Bertoni
151. Jonathas Magalhães Pereira da Silva
153. Celso Hugo Girafa
155. Carolina Rezende Oliveira Lima
156. Sandra Regina de B Sayão Ferreira
157. Manoel Jose Ribeiro
158. Flavio de Oliveira Ferreira
161. Angela Maria Leite Barbosa
162. Gilson Ramos dos Santos
169. Armando Leitão Mendes
171. Frederico Paione
172. Claudia Brandão Cerpa
175. Alexandre Santos Loureiro
176. Solange Araujo de Carvalho
179. Danilo Ribeiro Cardoso Terra
182. Floriano Freaza Amoedo
183. Guilherme Gambier Ortemblad
184. Luiz Henrique Fragomeni

→ Menção Honrosa

102. Ivo Pedro Mareines
109. Marina Mange Grinover
116. Murilo Macedo Gabarra
122. Viviane Manzione Rubio da Câmara
131. Iso Milman
139. Carlos Murdoch Fernandes
144. Leonardo Miguez Lattavo
148. Paulo Hamilton Casé
159. Rodrigo Tejo Calviño
160. Augusto Cesar de Farias Alves
163. Tainá Reis de Paula
165. Walter dos Santos Teixeira Filho
174. Fernanda Maria Gurgel Salles

Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →