A cerimônia ocorreu durante a Noite da Arquitetura e Urbanismo, que também reconheceu arquitetos e urbanistas no Prêmio CAU/RS e Prêmio SAERGS. O evento foi promovido pelo CAU/RS.
Em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) promoveu a Noite da Arquitetura e Urbanismo, um evento especial para premiar iniciativas, organizações, estudantes e profissionais que contribuíram para a valorização da Arquitetura e Urbanismo no RS. O evento, que ocorreu no aconteceu no NAU Live Spaces, atraiu profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, além de representantes de áreas que, direta ou indiretamente, ajudam a divulgar e valorizar a profissão.
A presidente do CAU/RS, Andréa Hamilton Ilha, disse que um dos momentos mais importantes da noite são as premiações. “Entre elas a premiação do IAB RS, que faz esse resgate nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e é um momento importante da formação profissional. Essa valorização é importante. Existem premiações para arquitetos, mas o estudante tem que ser valorizado nessa entrada da produção. Esse é um momento bem importante para eles”, ressaltou. A presidente disse, ainda, que é um prazer dividir a noite com o IAB RS. “É um grande parceiro. O IAB tem um papel histórico importante na luta pela criação. Esse ano o prêmio teve algumas modificações, algumas categorias novas, que tem também o objetivo de homenagear aqueles nomes da arquitetura no Rio Grande do Sul”, destacou.
A co-presidente do IAB RS, Clarice de Oliveira, falou sobre a importância da noite tanto para o IAB RS quanto para o CAU/RS. “Hoje são celebrados os melhores trabalhos de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul para a categoria de trabalhos de conclusão de curso. Estamos realizando a primeira edição do Prêmio IAB RS expandido, em que novas categorias foram incorporadas. Antes era chamado de Albano Volkmer, hoje ganhou outras duas categorias”, falou.
Segundo Clarice, as categorias foram nomeadas destacando importantes profissionais da arquitetura no Estado. “Estamos muito felizes em poder homenageá-los, especialmente o Ivan, em vida. É muito bonito a gente poder fazer homenagens com as pessoas em vida. A gente reforça a importância dos diferentes fazeres do arquiteto urbanista e também a relevância do trabalho social, tanto em arquitetura quanto em urbanismo. Então é muito importante para a gente poder estar aqui hoje, celebrando todas essas categorias e todas essas possibilidades de fazer do profissional”, concluiu.
O objetivo do Prêmio IAB RS é valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do RS. Conheça mais sobre as categorias:
Categoria José Albano Volkmer
Arquitetura
Abrange a prática de projetar ou reprojetar estruturas físicas, além de planejar o arranjo e organização dos espaços, considerando aspectos estéticos, funcionais, técnicos e sustentáveis com o emprego de diferentes elementos, como materiais, ergonomia, fluxos, regulamentações e programas de necessidades.
Inclui restauros e retrofits de edificações, refletindo a cultura e valores do ambiente intervindo. A categoria se divide em duas subcategorias: (i) Edificações e (ii) Patrimônio Cultural.
Categoria Ivan Mizoguchi
Urbanismo
Circunda o conjunto de práticas relacionadas ao planejamento e projeto/desenho urbano, abrangendo diferentes escalas, desde a regional, municipal, de bairro e local. A categoria recebe também propostas setoriais, como habitação, mobilidade urbana, espaços públicos, patrimônio cultural, sustentabilidade ambiental etc. Envolve, ainda, o estudo e a intervenção na organização, no funcionamento e na qualidade dos assentamentos humanos, com o objetivo de criar ambientes urbanos sustentáveis, funcionais e agradáveis, valorizando a identidade e cultura locais. A categoria se divide em duas subcategorias: (i) Planejamento Urbano e Regional e (ii) Desenho Urbano.
Categoria Enilda Ribeiro
Interesse Social
Abordagem que incentiva a prática de projetar e planejar espaços habitacionais e infraestruturas que atendam às necessidades das comunidades de baixa renda, de mulheres, de população negra e indígena e promovam a inclusão social, levando em consideração fatores como o custo de construção, a sustentabilidade ambiental, a adequação ao contexto social e cultural, e a participação ativa da comunidade no processo, envolvendo os moradores na tomada de decisões e incentivando a autogestão, a autossuficiência e o senso de pertencimento, promovendo a equidade. A categoria se divide em duas subcategorias: (i) Arquitetura e (ii) Urbanismo (abrangendo do planejamento ao desenho urbano).
Confira os vencedores:
Categoria Arquitetura – Prêmio José Albano Volkmer:
Antônio Fagundes Cornely
Leonardo Silva da Silva
Categoria Urbanismo – Prêmio Ivan Mizoguchi:
Alessandra Alves de Freitas
Luiza Dall’ Bosco Tonial
Categoria Interesse Social – Prêmio Enilda Ribeiro:
Eduarda Garcia Panato
Hamilton Binato Junior
Destaques
Categoria Arquitetura:
Edificações: Maria Eduarda Pereira Cavassola, Sírio Eduardo Hofstätter, Mateus Garcia
Patrimônio Cultural: Mateus Grandini Costa, Eduarda Machado Batista
Categoria Urbanismo:
Planejamento Urbano e Regional: Martiele Wilhelm, Carolina Cristofoli Falcão
Desenho Urbano: Eduarda Alves Oliveira de Almeida, Pâmela Gayger, Jéssica Caroline Ambrosini Plete, João Vitor Souza Porn, Laura Hack
Categoria Interesse Social: Indianara Ditadi Nunes
Conheça, também, os vencedores das outras premiações clicando aqui.
Acesse as imagens dos trabalhos vencedores do prêmio IAB RS no site do prêmio, clicando aqui.
Com informações do CAU/RS.
Fotos: Marcos Feijão