O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer – foi criado na gestão do presidente Danilo Landó, promovido pelo IAB RS desde o ano de 1999 tem por objetivo destacar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de cada turma de formandos de cada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul.
Nomeado em homenagem ao ex-presidente do IAB RS, José Albano Volkmer (1942/2007), notável professor e grande incentivador dos jovens arquitetos através de suas aulas, viagens, pesquisas e atividades profissionais e associativas.
O objetivo do Prêmio IAB RS é valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades e reforçar sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do RS.
Em 2016 foi criado um site especial e exclusivo para o Prêmio, no qual foram publicados todos os trabalhos que participaram da premiação nesse mesmo ano.
O Prêmio IAB RS acontece em duas etapas: as Semestrais, em cada faculdade do RS, onde os escolhidos pelo curso recebem Menção Honrosa, e a Etapa Final, que resulta em uma premiação e a publicação de todos os trabalhos inscritos na plataforma digital.
A premiação tem por objetivo valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, promovendo o ensino da arquitetura e urbanismo das faculdades, reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais premiando os melhores trabalhos de conclusão das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Estado.
Com intuito de amplificar e contextualizar a produção acadêmica com a conjuntura social, foram incluídas categorias homenageando grandes nomes da Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. Cada faculdade poderá indicar até 6 trabalhos, 2 para cada categoria em cada semestre letivo, totalizando até 12 trabalhos indicados por ano. As categorias são:
Categoria Arquitetura – Prêmio José Albano Volkmer: Abrange a prática de projetar ou reprojetar estruturas físicas, além de planejar o arranjo e organização dos espaços, considerando aspectos estéticos, funcionais, técnicos e sustentáveis com o emprego de diferentes elementos, como materiais, ergonomia, fluxos, regulamentações e programas de necessidades. Inclui restauros e retrofits de edificações, refletindo a cultura e valores do ambiente intervindo. Para tanto, categoria se divide em duas subcategorias: (i) Edificações e (ii) Patrimônio Cultural.
Categoria Urbanismo – Prêmio Ivan Mizoguchi: Circunda o conjunto de práticas relacionadas ao planejamento e projeto/desenho urbano, abrangendo diferentes escalas, desde a regional, municipal, de bairro e local. A categoria recebe também propostas setoriais, como: habitação, mobilidade urbana, espaços públicos, patrimônio cultural, sustentabilidade ambiental etc. Envolve o estudo e a intervenção na organização, no funcionamento e na qualidade dos assentamentos humanos, com o objetivo de criar ambientes urbanos sustentáveis, funcionais e agradáveis, valorizando a identidade e cultura locais. Para tanto, categoria se divide em duas subcategorias: (i) Planejamento Urbano e Regional e (ii) Desenho Urbano.
Categoria Interesse Social – Prêmio Enilda Ribeiro: Abordagem que incentiva a prática de projetar e planejar espaços habitacionais e infraestruturas que atendam às necessidades das comunidades de baixa renda, de mulheres, de população negra e indígena e promovam a inclusão social, levando em consideração fatores como o custo de construção, a sustentabilidade ambiental, a adequação ao contexto social e cultural, e a participação ativa da comunidade no processo, envolvendo os moradores na tomada de decisões e incentivando a autogestão, a autossuficiência e o senso de pertencimento, promovendo a equidade. Para tanto, categoria se divide em duas subcategorias: (i) Arquitetura e (ii) Urbanismo (abrangendo desde o planejamento até o desenho urbano).
ETAPA SEMESTRAL
Realizada com cada uma das turmas de formandos de cada curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado, a seleção é realizada pelos professores coordenadores que indicam os melhores trabalhos de TCC dentro das categorias apresentadas. Os estudantes autores destes trabalhos recebem um diploma de menção honrosa e o direito de participar da seleção anual.
ETAPA FINAL
A etapa final consiste na reunião de todos os trabalhos que foram destacados em cada categoria e são submetidos a uma Comissão Julgadora independente que seleciona o vencedor de cada sub-categoria, totalizando 6 trabalhos premiados.
CERIMÔNIA
No ano seguinte aos semestres acontece a premiação dos trabalhos escolhidos pelo júri, a cerimônia do Prêmio IAB RS prevê a entrega de um troféu, obra de arte encomendada do Artista Plástico e Arquiteto Vinicius Vieira, para o melhor trabalho de cada sub-categoria. Todos trabalhos que receberam Menção Honrosa e foram inscritos para a Etapa Final serão publicados na plataforma digital do Prêmio para consulta.
Os prêmios são entregues aos estudantes formandos, aos professores orientadores e as faculdades com estudantes premiados em evento no Solar do IAB RS em data comemorativa ao Dia do
Arquiteto.