Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Preservação do Patrimônio em pauta em Montenegro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A cidade de Montenegro agora também possui um Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS). O primeiro evento para marcar a abertura das atividades foi realizado no dia 14 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro. O Seminário “Preservar É Possível” contou com palestra de Paulo Salvi, Secretário de Turismo de Garibaldi; Rafael de Passos, Presidente do IAB RS; Lucas Volpatto, Conselheiro de Patrimônio Histórico do CAU/RS; André Huyer, Assessor Técnico do Ministério Público; e Rosani Brochier Nicoli, integrante do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e EFICA.

 


“Foi uma noite de aprendizado e esclarecimentos acerca do Patrimônio Histórico e das possibilidades para a preservação alinhada ao desenvolvimento do município”, destacou o arquiteto Fábio Cassal Costa, presidente do Núcleo do IAB RS em Montenegro.

O seminário reuniu gestores, arquitetos, engenheiros, educadores, agentes culturais e de turismo, corretores de imóveis, incorporadoras, construtoras, empreendedores, comunidade em geral.

 

Saiba mais sobre o Núcleo do IAB em Montenegro:

Diante de diversas demandas urbanas e ambientais o Núcleo IAB Montenegro está surgindo a partir de uma construção coletiva com arquitetos da região, com o intuito de ajudar a alavancar o desenvolvimento da cidade com uma visão sistêmica e de conjunto. Para fornecer amparo técnico e servir a comunidade do município o novo Núcleo está aliando com a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Montenegro (AEMO), União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro (MPPHCM), Associação Comercial Industrial (ACI).

“A curto prazo a meta do Núcleo em Montenegro é divulgar as diretrizes e fornecer conhecimento através de seminários, workshops, mídia e etc. A médio prazo o núcleo pretende alinhar alguns concursos de projeto para pontos degradados e relevantes para o contexto urbano e histórico de Montenegro e Vale do Caí”, informa o presidente Fábio Cassal Costa.

Os integrantes são arquitetos e urbanistas ativos em diversos conselhos municipais e causas sociais, econômicas e ambientais de Montenegro.

O núcleo chega para somar forças e ajudar a promover o crescimento do Vale do Caí!

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →