Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Presidente do IAB-RS fala ao Jornal Agora, de Rio Grande

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Durante sua passagem pela Festa do Mar, em Rio Grande, o presidente do IAB-RS, Arq. José Albano Volkmer foi entrevistado pelo Jornal Agora . Trechos de sua fala foram publicados no jornal do dia 26 de março de 2005. Leia abaixo o conteúdo da matéria: 10ª Festa do Mar: Presidente estadual do IAB fala sobre a arquitetura em Rio Grande O presidente estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), José Albano Volkmer, esteve presente na última sexta-feira, na 10ª Festa do Mar. E aproveitou a ocasião para falar que a participação dos profissionais de arquitetura na organização e realização da estrutura da Festa foi muito importante para o Instituto, já que não são todos que reconhecem o profissional. “Os profissionais de arquitetura são responsáveis pela organização do espaço físico, por isso é muito importante que a comunidade entenda seus trabalhos, que muitas vezes não são reconhecidos”, diz. O presidente ressaltou também a mobilização do IAB, Núcleo de Rio Grande, no projeto “Um mar de história em nossas vidas”, que teve como objetivo a revitalização dos prédios que cercam a Festa do Mar. “Esse projeto de mobilizar os proprietários a cuidarem da fachada dos prédios foi muito criativo. Rio Grande, por ser a mais antiga cidade do Estado, é muito rica em patrimônio histórico, penso que estamos no caminho certo”, fala Volkmer. Ele falou também sobre a realização da Festa do Mar na rua Riachuelo. “As pessoas esquecem a importância que a rua exerce em nossas vidas. Atualmente, convivemos com carros e a correria diária e deixamos de lado a caminhada e a apreciação das coisas simples. Acho que a realização do evento na Riachuelo ficou mais convidativa”, fala. Patrimônio Histórico Outro tema abordado pelo presidente foi a necessidade de a comunidade se conscientizar quanto ao patrimônio histórico. “Todos somos responsáveis pela manutenção. O papel do arquiteto é contribuir com a criatividade para realizar projetos que incentivem a participação da população”, diz. Ele fala que é preciso conservar o que existe de importante e bonito para as futuras gerações. “A política urbana está resgatando a valorização do patrimônio histórico. A restauração, a reciclagem e a recuperação devem andar lado a lado com o desenvolvimento”, diz. Porto Velho A previsão do início das obras de revitalização do Porto Velho no próximo mês de junho deixou Volkmer muito satisfeito. “É um sonho antigo que está prestes a tornar-se realidade. O restauro será muito importante para o desenvolvimento da cultura em Rio Grande. Espero que outros portos de outras cidades sejam beneficiados, pena que já perdemos muito tempo, mas agora, quem sabe, a obra estará concluída para a próxima Festa do Mar “, fala.
Mônica Caldeira

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →