Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Projeto é resultado do Concurso Público Nacional promovido pela Prefeitura Municipal e o IAB RS, com apoio do CAU/RS e ABAP.

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella, conta que o projeto é um marco no desenvolvimento urbano de Flores da Cunha. “Vamos requalificar o aspecto visual e funcional da via que é o coração do município, faz parte do cotidiano da comunidade e é porta de entrada para os turistas, por isso, queremos deixá-la com a cara que Flores merece”, afirma.

O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, teve como objetivo selecionar a proposta que melhor atendesse às necessidades para a requalificação de uma das principais vias da cidade, entregando aos moradores e visitantes um espaço público qualificado, que promovesse a qualidade de vida através da humanização, da melhoria da mobilidade urbana, das funcionalidades e o estímulo ao desenvolvimento econômico e social. Os vencedores foram os arquitetos e urbanistas Fernando Rocha Machado (autor), Rovena Schumacher (co-autor), Guilherme Gobetti (estagiário) e Alisson Rodrigues (estagiário), da cidade de Caxias do Sul (RS).

Entenda a primeira etapa da obra na Avenida 25 de Julho

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucas Carenhato, aponta que a requalificação da avenida vai além do estético. “É importante destacarmos que as obras vão corrigir problemas históricos de mobilidade, tráfego e drenagem”, aponta Carenhato.

A pista terá mão dupla, tanto para quem acessa o município quanto aos que deixam a cidade, e contará com ciclovia, além de espaço para caminhada em toda a extensão da avenida.

Inicialmente, será construída uma rotatória de acesso ao bairro São Pedro antes do pórtico sul (no sentido Caxias do Sul a Flores da Cunha). Este ponto contará com um estacionamento para ônibus de turismo. Ainda na primeira parte da obra, haverá a Praça do Centenário – um espaço no centro da via, que será palco de eventos.

Após a rotatória de acesso principal ao bairro São Cristóvão, será resolvida uma questão histórica de drenagem por meio da verificação das galerias existentes. As obras também compreendem a execução de uma canalização no centro da rua, que receberá um lago com deck como ponto de apoio para caminhada. Além de estética, a solução é funcional, para complementar a resolução dos problemas de drenagem.

Os pedestres poderão realizar a travessia próximo ao novo pórtico por meio de lombofaixas, conhecidas como faixas elevadas, que serão instaladas para manter a segurança da comunidade e, principalmente, dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Horácio Borghetti.

O novo projeto garante ainda a definição dos acessos aos bairros São Cristóvão e São Pedro – outra questão histórica, que confere mais segurança a quem transita nestas localidades do município.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →