Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Projeto é resultado do Concurso Público Nacional promovido pela Prefeitura Municipal e o IAB RS, com apoio do CAU/RS e ABAP.

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), e apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

A secretária de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Rosiane Machado Pradella, conta que o projeto é um marco no desenvolvimento urbano de Flores da Cunha. “Vamos requalificar o aspecto visual e funcional da via que é o coração do município, faz parte do cotidiano da comunidade e é porta de entrada para os turistas, por isso, queremos deixá-la com a cara que Flores merece”, afirma.

O Concurso Público Nacional de Projeto de Arquitetura e Urbanismo “Avenida 25 de Julho”, teve como objetivo selecionar a proposta que melhor atendesse às necessidades para a requalificação de uma das principais vias da cidade, entregando aos moradores e visitantes um espaço público qualificado, que promovesse a qualidade de vida através da humanização, da melhoria da mobilidade urbana, das funcionalidades e o estímulo ao desenvolvimento econômico e social. Os vencedores foram os arquitetos e urbanistas Fernando Rocha Machado (autor), Rovena Schumacher (co-autor), Guilherme Gobetti (estagiário) e Alisson Rodrigues (estagiário), da cidade de Caxias do Sul (RS).

Entenda a primeira etapa da obra na Avenida 25 de Julho

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Lucas Carenhato, aponta que a requalificação da avenida vai além do estético. “É importante destacarmos que as obras vão corrigir problemas históricos de mobilidade, tráfego e drenagem”, aponta Carenhato.

A pista terá mão dupla, tanto para quem acessa o município quanto aos que deixam a cidade, e contará com ciclovia, além de espaço para caminhada em toda a extensão da avenida.

Inicialmente, será construída uma rotatória de acesso ao bairro São Pedro antes do pórtico sul (no sentido Caxias do Sul a Flores da Cunha). Este ponto contará com um estacionamento para ônibus de turismo. Ainda na primeira parte da obra, haverá a Praça do Centenário – um espaço no centro da via, que será palco de eventos.

Após a rotatória de acesso principal ao bairro São Cristóvão, será resolvida uma questão histórica de drenagem por meio da verificação das galerias existentes. As obras também compreendem a execução de uma canalização no centro da rua, que receberá um lago com deck como ponto de apoio para caminhada. Além de estética, a solução é funcional, para complementar a resolução dos problemas de drenagem.

Os pedestres poderão realizar a travessia próximo ao novo pórtico por meio de lombofaixas, conhecidas como faixas elevadas, que serão instaladas para manter a segurança da comunidade e, principalmente, dos estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Horácio Borghetti.

O novo projeto garante ainda a definição dos acessos aos bairros São Cristóvão e São Pedro – outra questão histórica, que confere mais segurança a quem transita nestas localidades do município.

 

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias

Construção modular na arquitetura foi tema de palestra no IAB RS

Aproximar a indústria da construção com o arquiteto. Esse foi o ponto de partida da palestra “A construção modular na arquitetura”, ministrada por Caroline Minetto, durante mais uma edição das Quartas no IAB. O encontro aproximou profissionais, estudantes e curiosos do tema, no Solar do IAB, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Leia Mais →

A urbanização de periferias no combate à violência

A palestra técnica “A urbanização de periferias no combate à violência”, promovida pelo IAB RS, integrou a programação do Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para o Projeto Urbanístico Integrado (PUI) no território Umbu, em Alvorada, RS, iniciativa do Governo do Estado através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR) e do Programa RS Seguro. Participaram O arquiteto e urbanista Sérgio Ferraz Magalhães; o Diretor Executivo do Programa RS Seguro, Antônio Carlos Padilha, e da copresicente do IAB RS, Clarice Oliveira.

Leia Mais →