Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. Foram expostos os contrapontos por parte dos servidores do CORES/Dmae/Simpa à proposta de privatização da prefeitura municipal de Porto Alegre, com concessão de 30 anos à empresa privada dos serviços prestados pelo departamento, e as preocupações dos servidores do Dmae sobre a mesma.
O IAB RS se solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.
“Defendemos o serviço público de qualidade, que seja valorizado e mantido em dignas condições de saúde financeira e condições de trabalho para que isso seja refletido na qualidade do serviço prestado a população”, destaca a diretoria da entidade.
Para o IAB RS, a água é um bem comum que não deve ser mercantilizado na lógica privatista e o acesso à infraestrutura de saneamento deve ser distribuído de forma equânime e de maneira a atingir todas as regiões da cidade, considerando, sobretudo, as áreas em vulnerabilidade social e com baixa presença de infraestrutura urbana.
Para ler a nota completa clique no link: Nota pública – Dmae