O Programa de Tecnologia de Habitação está completando a edição de sua primeira Coletânea Habitare, conjunto de quatro livros que estão disponíveis para download gratuito no site http://habitare.infohab.org.br/ (http://habitare.infohab.org.br/) . O objetivo do lançamento é difundir resultados do Programa, que desde 1994 promove o desenvolvimento de estudos e a busca de soluções para o problema habitacional brasileiro, contando para isso com o financiamento e a coordenação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT) e com recursos da Caixa Econômica Federal e do CNPq. Os livro possuem textos publicados em forma de artigos, e abordam assuntos como inserção urbana e avaliação pós-ocupação, inovação e gestão de qualidade e produtividade, normalização e certificação, e utilização de resíduos na construção. Além da Coletânea, o Programa também vem publicando a Coleção Habitare, onde constam obras sobre temas como habitação e encostas e habitação e meio ambiente, igualmente disponíveis para download no Portal Habitare, seção de Publicações. O Volume 1 da Coletânea Habitare está direcionado à difusão de pesquisas envolvendo estudos de Inserção Urbana e de Avaliação Pós-Ocupação (APO). Em 11 artigos, pesquisadores de tecnologia do ambiente construído de diferentes instituições brasileiras relatam como estas ferramentas que geram conhecimento sobre o que acontece nos empreendimentos já executados e ocupados podem auxiliar na análise da satisfação do morador em relação à sua moradia, assim como avaliar suas necessidades. “Os estudos podem indicar caminhos a serem percorridos em novos empreendimentos e projetos, através de um contínuo processo de retroalimentação”, explicam os editores, Alex Kenya Abiko e Sheila Walbe Ornstein, ambos da Universidade de São Paulo (USP). A obra traz o relato de pesquisas sobre empreendimentos habitacionais realizados em diferentes municípios brasileiros: Belém, Belo Horizonte, Caxias do Sul, Curitiba, Diadema, Porto Alegre, Recife, Salvador e Florianópolis, entre outros. Segundo os autores, a ampla dimensão geográfica dos estudos de caso busca contemplar as diversas realidades de um país tão grande e diversificado como o Brasil. O Volume 2 reúne um conjunto de estudos nas linhas de Inovação e Transferência Tecnológica, Disseminação do Conhecimento e Gestão da Qualidade e Produtividade. Os trabalhos foram desenvolvidos por uma rede de pesquisadores distribuída regionalmente e articulada com o objetivo de desenvolver novos produtos, conceber alternativas tipológicas e aplicar tecnologias sustentáveis para habitação de interesse social, assim como organizar bancos de dados de referência para a informação em habitação. Os organizadores são o professor Carlos Torres Formoso, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a professora Akemi Ino, da USP.
O Volume 3 da Coletânea aborda o tema ´Normalização e Certificação na Construção Habitacional´. Os trabalhos são exemplos que mostram como o Programa de Tecnologia Para Habitação (Habitare) vem estimulando a comunidade brasileira de pesquisadores a contribuir para o processo de oncepção de normas técnicas aplicadas à produção da habitação de interesse social. Entre os projetos financiados no âmbito do Programa Habitare, dez têm seus resultados diretamente relacionados ao campo da normatização. O livro traz artigos sobre cada um destes trabalhos, que abrangem um amplo espectro de áreas de conhecimento – desde referências normativas para a avaliação de desempenho de novas tecnologias até a interface da normalização técnica com a de medicina e segurança do trabalho. Os organizadores são os professores Humberto Ramos Roman, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Luis Carlos Bonin, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A utilização de resíduos na construção é tema do Volume 4 da Coletânea Habitare. Sete artigos relatam trabalhos envolvendo resíduos como as cinzas pesadas, escória de aciaria, lodos de esgoto e detritos da construção e demolição. De acordo com os organizadores, professora Janaíde Cavalcante Rocha, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Vanderley M. John, do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da USP, o livro traz exemplos de pesquisas que buscam o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente eficientes e seguras para reciclagem de resíduos. O desenvolvimento de uma telha de cimento reforçado com fibras vegetais, de um tijolo contendo cinzas volantes da queima de carvão mineral e de painéis a partir de fibras de celulose obtidas pela reciclagem de papel são alguns dos exemplos.

Bar do IAB comemora 77 anos da entidade com festa dedicada às mulheres
Além de um bate-papo que promoveu um encontro de arquitetas da atual gestão com outras profissionais que participaram do IAB RS ao longo do tempo, o evento contou com performance artística e show de MPB para marcar o mês da mulher.