Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto ATHIS: Famílias já podem construir suas casas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) participou no último sábado (04/05) da cerimônia que deu ordem de início das obras de implantação do loteamento Cerâmica Anita, em São Leopoldo, assinada pelo prefeito Ary Vanazzi. O projeto de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) é fruto da uma cooperação entre o IAB RS, a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) de São Leopoldo e a Unisinos.
 

Os recursos foram captados pelo IAB junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para oferecer assistência técnica e social para famílias de baixa renda, através da Lei Federal nº 11.888 de 2008. O projeto foi realizado junto à Cerâmica Anita por conta de sua área, pelo alto número de famílias que lá residem e pela possibilidade de regularização do local. Das 68 famílias que compõem a ocupação, 40 aderiram à iniciativa. As próprias famílias vão arcar com os custos das casas. No entanto, o projeto foi elaborado por arquitetos, o que diminui gastos e aumenta a qualidade do espaço.
 

O presidente do IAB, Rafael Passos, lembrou que o instituto realizou oficinas referentes ao processo do desenvolvimento do projeto de unidade habitacional e oficinas de instalações elétricas. Segundo ele, as plantas foram feitas de acordo com os pedidos dos moradores. “Tivemos casas de todos os jeitos, cada um colocou o que gostaria de fazer", informou.
Passos acredita com a entrega dos lotes e os projetos desenvolvidos pela equipe da ATHIS do IAB, as famílias poderão construir suas casas pouco a pouco. 

 


O prefeito Vanazzi destacou a luta das famílias que residem no local que quase sofreram uma ação de despejo promovida pelo governo anterior. “Acompanhei de perto a luta de vocês. Em 2005, no meu primeiro mandato, tínhamos 300 famílias aqui e com apoio do governo Lula fizemos a primeira parte das casas. Hoje, damos início às obras para a segunda parte da implantação do loteamento.

Vamos promover a infraestrutura de uma rua e ligar água, luz, esgoto e drenagem pluvial”, apontou. O prefeito também destacou a parceria como alternativa para a falta de investimento da União em programas fundamentais para o desenvolvimento dos municípios como o Minha Casa Minha Vida. “Buscamos parcerias como essa para auxiliar a população mais pobre. As parcerias possibilitam planejar um futuro melhor e mais digno, ainda que sem recursos financeiros”, ponderou.
 


O titular da Semhab, Nelson Spolaor, falou que o projeto é uma decisão política do governo municipal para melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no loteamento Cerâmica Anita. “É um projeto de enorme dificuldade, pois precisa se adequar as construções às características de uma área já ocupada. Um projeto da altura que a comunidade merece. A regularização fundiária, em termos gerais, é o processo que inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, com a finalidade de integrar assentamentos irregulares ao contexto legal das cidades. A regularização fundiária é também um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas” explicou.

A líder comunitária Cleusa Lagemann lembrou que há dois anos as famílias viviam atormentadas com a possibilidade de despejo. “Hoje o quadro mudou completamente. Se abriu uma oportunidade e somos muito gratos a este governo. O projeto coloca na vida real um sonho que estava na nossa cabeça, que é o de ter a nossa casa”, afirmou.

 

Projeto Inclusão Urbana

Através do Programa Inclusão Urbana, a Semhab propõe soluções urbanísticas, em conformidade com a legislação, para famílias ocupantes de áreas públicas. Os projetos foram apresentados na Região Nordeste, no Loteamento Esperança; na Região Oeste, no Loteamento Cerâmica Anita e na comunidade da Tancredo Neves.

A parceria envolve a Prefeitura de São Leopoldo e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Enquanto o IAB trabalha o projeto das unidades habitacionais, a Unisinos cuida da área de uso coletivo e paisagismo urbano. O atendimento incluiu reuniões semanais e oficinas de noção de obras. O projeto tem a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores, a partir da implantação gradativa de infraestrutura, como, por exemplo, arruamento, iluminação pública, rede de energia elétrica e abastecimento de água.

“Os profissionais trabalharam diretamente com os moradores. Foram abordadas questões técnicas como posição solar, ventilação, custo de materiais e seu melhor aproveitamento e as quantidades ideais”, explicou a diretora de Projetos Habitacionais da Semhab, Angela Müller.

Também acompanharam o ato a secretária municipal do Orçamento Participativo, Janaína Fernandes; os secretários municipais Geral de Governo, Marcel Frison; de Obras e Viação, Geraldo Passos; o diretor geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Nestor Schwertner; a vereadora Ana Affonso (PT); a representante da ONG Mulheres em Construção, Bia Kern, e representantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM).

[Fotos: Thales Ferreira – MTb 18.891 |Jornalista: Rodrigo Machado – MTb 14.433 |Scom/PMSL]

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →