Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto Brasil Cidades ganha ação no RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Projeto Brasil Cidades, grupo nacional que milita por cidades mais inclusivas e com menos desigualdades sociais, terá um braço no Rio Grande do Sul. A mobilização, coordenada pela arquiteta e urbanista e professora Erminia Maricato, chega ao Estado graças à adesão do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), do Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento RS (IAB RS), e do Grupo de Pesquisa Cidade em Projeto da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs e movimentos sociais, liderado pelo professor João Rovatti. A inclusão das entidades gaúchas foi formalizada no dia 08 de novembro durante o seminário Olhares sobre a Cidade, realizado no Memorial Luiz Carlos Prestes, em Porto Alegre.

Durante o seminário Erminia Maricato citou que o país atravessa uma mudança muito grande e pontuou as diferenças sociais vivenciadas pelos brasileiros. “Manter a população ilegal é a melhor forma de mantê-la subordinada. Não existe direito, você deve favor”, disparou. Segundo ela, a situação piorou muito após o último surto imobiliário, de 2009 a 2014. “Foi uma verdadeira tomada de assalto das cidades pelo capital imobiliário, pelas magaobras, o que resultou em uma piora na mobilidade. É momento de repensar o que aconteceu, o que sobrou de bom de um ciclo virtuoso, o que houve para que perdêssemos a hegemonia de pensar as cidades e o que podemos fazer para frente”. Citou as diferenças sociais vividas hoje nas cidades, onde a população negra segue nas periferias. “Precisamos superar o analfabetismo urbanístico e recuperar o poder que já tivemos nas cidades”, salientou.

Além de Porto Alegre, o movimento Brasil Cidades atua em outros quatro núcleos (Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo). O grupo tem manifesto publicado na internet (https://www.brcidades.org/) onde expõe um projeto de construção social para as cidades brasileiras A mobilização será alvo de encontro agendado para 22 de maio de 2018, onde pretende reunir entidades e lideranças para alinhar e sistematizar o trabalho a ser feito.

Confira entrevista com Ermínia Maricato: CLIQUE AQUI

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →