Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto BRCidades inicia nova etapa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O projeto BRCidades inicia uma nova etapa na consolidação dos seus núcleos regionais. De encontro a esse movimento, o núcleo Porto Alegre retoma suas atividades com o primeiro evento do ano. A 1ª  Reunião Ampliada de 2019 está marcada para o dia 22 de abril, às 19h, na sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre – SIMPA (Rua João Alfredo nº61 – Cidade Baixa).

O projeto BRCidades é uma oportunidade de construir uma pauta nacional para as cidades brasileiras, construída a partir do saber social de cada região. Portanto, podem participar os movimentos sociais, entidades, academia e técnicos que compõem as frentes de transformação urbana alinhados ao direito à cidade.

Em Porto Alegre, o projeto tem várias frentes de atuação neste sentido. O BRCidades pode ser explorado como um espaço de ampliação e fortalecimento das ações já existentes e, sobretudo, um espaço de criação de uma agenda urbana que colabore para uma construção de uma agenda nacional. Se trata de criar um espaço para pensarmos o futuro para além das lutas da vida cotidiana. É um espaço para pensar a cidade a médio e longo prazo.

Para conhecer mais o BRCidades acesse: https://www.brcidades.org/ 

CONFIRA A PAUTA DA REUNIÃO:
1. Apresentação do BRCidades.
2. Apresentação dos resultados do I Fórum Regional, ocorrido em outubro de 2018, que tratou dos seguintes temas:
*Gênero, Raça, LGBTQ+ e Classes no Espaço Urbano
Soberania Alimentar, Agricultura, Terra, Economia e Meio Ambiente
3. Debate sobre as possibilidades de organização e atuação do núcleo.
4. Planejamento das atividades de 2019.

Os interessados podem realizar suas inscrições pelo link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfxW3cP7JW-cPaHhhYgwKqzokHLpDAO0Dr7Z_djKNKjed3v5w/viewform?usp=sf_link

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →