Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura – PUC-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A disciplina Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS, sob orientação dos professores Beatriz Kother e Paulo Cesa, tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de restauração de um edifício histórico, parte integrante do patrimônio cultural urbano, e o projeto de uma edificação nova, contígua e perfeitamente contextualizada, com ênfase no exercício de projetar novas arquiteturas em estruturas arquitetônicas e urbanas existentes. O tema desenvolvido no primeiro semestre deste ano foi a implantação da Sede do IAB no Solar Conde de Porto Alegre e, ao seu lado, na Riachuelo, os alunos projetaram uma edificação para arquitetos, mediante uma substituição simulada de um prédio residencial existente. Os projetos dos alunos foram realizados a partir do levantamento cadastral de autoria dos arquitetos Ediolanda Liedke e Roberto Paglioza, tendo, os alunos, atualizado o cadastro da situação de degradação em que se encontrava o Solar antes do início das obras. No final de semestre, chegou-se ao anteprojeto, com ênfase na solução de interfaces de espaços e elementos novos com o original, de modo que o intervencionado destaca-se do pré-existente. Nesse sentido tivemos desde soluções de neutralidade a propostas de maior impacto formal.
Também fez parte das atividades do semestre uma viagem de estudos a Montevideo e Colonia de Sacramento, no Uruguai, onde foram visitadas obras que passaram por restauro e as novas arquiteturas produzidas no contexto da Ciudad Vieja da capital uruguaia.
O tema serviu também para que o aluno conhecesse o IAB como instituição cultural e classista, sua história e suas dificuldades presentes.
Foi realizado, entre os meses de agosto e setembro, uma exposição dos trabalhos dos alunos(as) Caroline da Cás Maffini, Mariane C. Hickmann, Maurício Torres e Sacha Zanardo Zanin.
“A experiência de Projeto V foi bastante positiva a nós alunos, à medida que procuramos acrescentar uma nova arquitetura ao lugar, abordando o tema como uma reciclagem, porém aplicando as teorias da restauração e cartas internacionais norteadoras das intervenções restaurativas, buscando dar uma contribuição do nosso tempo”.
Professores e alunos Projeto de Edificações V
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
A proposta da disciplina de Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo– PUC/RS de utilização do Solar Conde de Porto Alegre, futuro Centro Cultural e Sede do IAB-RS, como estudo de caso no primeiro semestre de 2000 e a adequação da proposta às necessidades do Projeto de Restauração do Solar, propiciou três importantes oportunidades:
1º – a aproximação dos futuros arquitetos com a entidade representante de seus interesses – IAB-RS;
2º – a digitalização correta do levantamento cadastral existente em desenho convencional datado de 1987;
3º – a realização do cadastro atualizado das patologias existentes na edificação do Solar na semana que antecedeu o início das obras.
Os trabalhos de digitalização e cadastro de patologias são subsídios fundamentais para complementação do projeto de restauração do Solar. Esta atividade propiciou uma parceria de atuação de futuros arquitetos com a entidade suprindo uma necessidade premente existente no IAB-RS naquele momento.
A participação dos alunos em reunião de Diretoria do IAB-RS, na qual seu Presidente Arquiteto Danilo Landó dedicou um momento para explanar sobre o histórico da entidade, sua importância em nível nacional e internacional, suas atribuições e objetivos, propiciou uma oportunidade de integração e conscientização.
Foi uma experiência positiva que deve servir de exemplo para novas, oportunizando integração entre estudantes e o IAB-RS. Arquiteta EDIOLANDA LIEDKE
Responsável Técnico do Projeto de Restauração do Solar Conde de Porto Alegre
Coordenadora da Comissão de Patrimônio Histórico do IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →