Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura – PUC-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A disciplina Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RS, sob orientação dos professores Beatriz Kother e Paulo Cesa, tem por objetivo o desenvolvimento de um projeto de restauração de um edifício histórico, parte integrante do patrimônio cultural urbano, e o projeto de uma edificação nova, contígua e perfeitamente contextualizada, com ênfase no exercício de projetar novas arquiteturas em estruturas arquitetônicas e urbanas existentes. O tema desenvolvido no primeiro semestre deste ano foi a implantação da Sede do IAB no Solar Conde de Porto Alegre e, ao seu lado, na Riachuelo, os alunos projetaram uma edificação para arquitetos, mediante uma substituição simulada de um prédio residencial existente. Os projetos dos alunos foram realizados a partir do levantamento cadastral de autoria dos arquitetos Ediolanda Liedke e Roberto Paglioza, tendo, os alunos, atualizado o cadastro da situação de degradação em que se encontrava o Solar antes do início das obras. No final de semestre, chegou-se ao anteprojeto, com ênfase na solução de interfaces de espaços e elementos novos com o original, de modo que o intervencionado destaca-se do pré-existente. Nesse sentido tivemos desde soluções de neutralidade a propostas de maior impacto formal.
Também fez parte das atividades do semestre uma viagem de estudos a Montevideo e Colonia de Sacramento, no Uruguai, onde foram visitadas obras que passaram por restauro e as novas arquiteturas produzidas no contexto da Ciudad Vieja da capital uruguaia.
O tema serviu também para que o aluno conhecesse o IAB como instituição cultural e classista, sua história e suas dificuldades presentes.
Foi realizado, entre os meses de agosto e setembro, uma exposição dos trabalhos dos alunos(as) Caroline da Cás Maffini, Mariane C. Hickmann, Maurício Torres e Sacha Zanardo Zanin.
“A experiência de Projeto V foi bastante positiva a nós alunos, à medida que procuramos acrescentar uma nova arquitetura ao lugar, abordando o tema como uma reciclagem, porém aplicando as teorias da restauração e cartas internacionais norteadoras das intervenções restaurativas, buscando dar uma contribuição do nosso tempo”.
Professores e alunos Projeto de Edificações V
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
A proposta da disciplina de Projeto de Edificações V da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo– PUC/RS de utilização do Solar Conde de Porto Alegre, futuro Centro Cultural e Sede do IAB-RS, como estudo de caso no primeiro semestre de 2000 e a adequação da proposta às necessidades do Projeto de Restauração do Solar, propiciou três importantes oportunidades:
1º – a aproximação dos futuros arquitetos com a entidade representante de seus interesses – IAB-RS;
2º – a digitalização correta do levantamento cadastral existente em desenho convencional datado de 1987;
3º – a realização do cadastro atualizado das patologias existentes na edificação do Solar na semana que antecedeu o início das obras.
Os trabalhos de digitalização e cadastro de patologias são subsídios fundamentais para complementação do projeto de restauração do Solar. Esta atividade propiciou uma parceria de atuação de futuros arquitetos com a entidade suprindo uma necessidade premente existente no IAB-RS naquele momento.
A participação dos alunos em reunião de Diretoria do IAB-RS, na qual seu Presidente Arquiteto Danilo Landó dedicou um momento para explanar sobre o histórico da entidade, sua importância em nível nacional e internacional, suas atribuições e objetivos, propiciou uma oportunidade de integração e conscientização.
Foi uma experiência positiva que deve servir de exemplo para novas, oportunizando integração entre estudantes e o IAB-RS. Arquiteta EDIOLANDA LIEDKE
Responsável Técnico do Projeto de Restauração do Solar Conde de Porto Alegre
Coordenadora da Comissão de Patrimônio Histórico do IAB-RS

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →