Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de Lei busca democratizar o acesso a informações relativas a arquitetura e engenharia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O IAB-DN está divulgando o Boletim Eletrônico do Deputado Federal Zezéu Ribeiro (PT-BA) sobre o Projeto de Lei 696/2003. Este PL dispõe sobre o acesso à informação de valor didático por alunos, professores e pesquisadores nas áreas de engenharia e arquitetura, com isso favorecendo uma maior transparência na aplicação dos recursos públicos nestas áreas. Confira abaixo o pronunciamento do presidente do IAB-DN, Haroldo Pinheiro. Conheça o PL na íntegra em www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=110255 (http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=110255) Prezados Colegas, Envio, em anexo, o Boletim Eletrônico do Deputado Federal Zezéu Ribeiro (PT/BA), chamando a atenção para suas duas notas iniciais, que tratam do PL-696/2003. O referido PL foi idealizado e apresentado pelo colega Fábio Penteado à aprovação do Conselho Superior do IAB. A Direção Nacional do IAB o encaminhou ao Congresso Nacional em 2001, através do então Deputado Clóvis Ilgenfritz (PT/RS). Na mudança de Legislatura, não tendo o colega Clóvis se recandidatado, solicitamos ao arquiteto Zezéu que assumisse o patrocínio do PL, visando o prosseguimento de sua tramitação. O PL-696/2003 objetiva a democratização do acesso a informações de valor didático a pesquisadores, professores e alunos de arquitetura e engenharia – particularmente sobre projetos e obras públicas relevantes -, tendo como efeito adicional a maior transparência na aplicação dos recursos públicos nas áreas da arquitetura e engenharia. A JUSTIFICAÇÃO do PL-696/2003 registra o seguinte:
“O presente projeto de lei foi inspirado em proposição apresentada na legislatura passada pelo competente Deputado Clovis Ilgenfritz, a qual, por sua vez, teve por base minuta preparada pela Direção Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB -, organização não-governamental que, há várias décadas, presta serviços altamente relevantes não apenas para a comunidade dos arquitetos, mas para todo o País. A idéia básica é garantir que os estudantes e professores tenham acesso pleno ao conjunto de informações técnicas sobre as obras públicas, a partir da implantação de sistemas organizados que reúnam cópias dos estudos, projetos, memoriais e outros documentos gerados nos processos de concepção e implantação de cada obra. Ilgenfritz, justificando a idéia, diz:
‘É notória a precariedade de nossas universidades, que atinge acervos, laboratórios e equipes docentes, provocando uma inversão de papéis: o conhecimento de inovações e as oportunidades de aplicá-las são acessíveis em primeiro lugar, (salvo as sempre honrosas exceções) a empresas, escritórios de consultoria e de projetos, e não a faculdades, institutos de pesquisas ou fundações que não objetivem lucros.’ Com a implementação da proposta em tela, estar-se-á contribuindo sobremaneira para a reversão desse quadro. Os estudantes e professores terão à sua disposição um conjunto ímpar de informações nas áreas de engenharia e arquitetura. Enfatize-se, por fim, que a proposição coaduna-se perfeitamente com as competências legiferantes da União de editar normas gerais no campo da educação e do ensino (art. 24, inciso IX, da Constituição Federal). Diante da alta relevância da matéria tratada pelo projeto de leia aqui apresentado, conto com o pleno apoio de todos os Parlamentares para o seu aperfeiçoamento e a sua aprovação.”
A íntegra do PL-696/2003 pode ser obtida no sítio da Câmara dos Deputados – www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=110255 (http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=110255) – ou no do Deputado – www.zezeu.com.br/texto_projeto.php (http://www.zezeu.com.br/texto_projeto.php) .
Cordialmente,
Haroldo Pinheiro,
Presidente do IAB

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →