Projeto de Valorização da Paisagem de Santa Tereza prioriza o campanário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O campanário foi a diretriz que norteou o projeto da Grandó Arquitetura, que venceu o Concurso Público Nacional para a Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS). Ícone da cidade, foi construído entre 1988 e 1902 na parte mais alta da cidade, localizada a 30km de Bento Gonçalves, tendo a partir da implantação da proposta, intervenções que se direcionam para ele. “Trata-se de uma idéia sutil de arquitetura contemporânea, que não tenta se sobrepor à cidade existente, por ter valor de patrimônio histórico”, diz Gabriel Cruz Grandó, que quer usar materiais e mão-de-obra locais. O profissional é graduado somente há nove meses pela Unisinos e já venceu dois concursos de Arquitetura, sendo o primeiro, para o pórtico de acesso ao município de Carazinho. O traçado geométrico da cidade foi mantido, considerando sua morfologia urbana, com topografia acidentada, no Vale dos Vinhedos. Na praça, as pré-existências ganharam um tratamento para entrar em harmonia com o resto do projeto, através do recurso de caixas de madeira. No local havia uma igreja com valor histórico, que foi demolida e construída outra, em estilo moderno, que agredia a cidade. O contrato será assinado em junho e as obras terão início até o final do ano, segundo previsão do prefeito, Luis Carlos Riboldi. “O concurso é uma novidade para os municípios e vamos deixar um planejamento para o futuro, de onde se quer ir. Acho que cidades deste tamanho são muitas, mas o diferencial é este patrimônio histórico e é em cima disto que a gente quer crescer”. Antes da divulgação do resultado do concurso, ocorrido no último domingo, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, no Clube de Santa Tereza, Riboldi convidou os estudantes para opinarem sobre o melhor projeto. O concurso informal envolveu a Secretaria da Educação do Município, abrangendo os alunos do ensino fundamental, que “demonstraram interesse e vibraram”, acrescenta. Ele planeja fazer uma exposição dos 33 trabalhos que concorreram no Concurso de Santa Tereza na Assembléia Legislativa do Estado; na Expobento e nas faculdades de Arquitetura do Rio Grande do Sul. +info>> RESULTADO CONCURSO STA. TEREZA (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index8a63.html?art=358)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Gestão para arquitetos é tema de palestra no IAB RS

Erros, acertos e dicas par impulsionar os negócios foram alguns dos tópicos abordados por executivos de marketing. Com o tema “Do Rascunho ao Sucesso: Estratégias de Negócios para Arquitetos” o encontro reuniu profissionais, estudantes e interessados no tema, no Solar do IAB, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquitetura, cultura e identidade

Com auditório lotado, o boliviano Freddy Mamani Silvestre encantou o público ao mostrar a sua trajetória profissional. O pedreiro, engenheiro civil e arquiteto, expoente der um estilo denominado Naoandino, falou sobre sua carreira, suas referências, sobre como a arquitetura pode transformar o ambiente urbano a partir de uma perspectiva estética e funcional.

Leia Mais →

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →