Projeto de Valorização da Paisagem de Santa Tereza prioriza o campanário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O campanário foi a diretriz que norteou o projeto da Grandó Arquitetura, que venceu o Concurso Público Nacional para a Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS). Ícone da cidade, foi construído entre 1988 e 1902 na parte mais alta da cidade, localizada a 30km de Bento Gonçalves, tendo a partir da implantação da proposta, intervenções que se direcionam para ele. “Trata-se de uma idéia sutil de arquitetura contemporânea, que não tenta se sobrepor à cidade existente, por ter valor de patrimônio histórico”, diz Gabriel Cruz Grandó, que quer usar materiais e mão-de-obra locais. O profissional é graduado somente há nove meses pela Unisinos e já venceu dois concursos de Arquitetura, sendo o primeiro, para o pórtico de acesso ao município de Carazinho. O traçado geométrico da cidade foi mantido, considerando sua morfologia urbana, com topografia acidentada, no Vale dos Vinhedos. Na praça, as pré-existências ganharam um tratamento para entrar em harmonia com o resto do projeto, através do recurso de caixas de madeira. No local havia uma igreja com valor histórico, que foi demolida e construída outra, em estilo moderno, que agredia a cidade. O contrato será assinado em junho e as obras terão início até o final do ano, segundo previsão do prefeito, Luis Carlos Riboldi. “O concurso é uma novidade para os municípios e vamos deixar um planejamento para o futuro, de onde se quer ir. Acho que cidades deste tamanho são muitas, mas o diferencial é este patrimônio histórico e é em cima disto que a gente quer crescer”. Antes da divulgação do resultado do concurso, ocorrido no último domingo, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, no Clube de Santa Tereza, Riboldi convidou os estudantes para opinarem sobre o melhor projeto. O concurso informal envolveu a Secretaria da Educação do Município, abrangendo os alunos do ensino fundamental, que “demonstraram interesse e vibraram”, acrescenta. Ele planeja fazer uma exposição dos 33 trabalhos que concorreram no Concurso de Santa Tereza na Assembléia Legislativa do Estado; na Expobento e nas faculdades de Arquitetura do Rio Grande do Sul. +info>> RESULTADO CONCURSO STA. TEREZA (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index8a63.html?art=358)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →