IAB RS APRESENTA O PROJETO ACERVO DOCUMENTAL ENILDA RIBEIRO

 

Enilda Ribeiro, primeira presidente mulher do IAB RS, entre os anos de 1980 e 1981, nos deixa um legado riquíssimo de luta e defesa profissional.

O IAB RS tem o prazer de divulgar o Acervo Documental Enilda Ribeiro, em formato digital através da plataforma Tainacan. A publicação possibilitará que profissionais, pesquisadores e estudantes possam acessar documentos e outras informações por meio de plataforma a ser alimentada para esta finalidade, bem como valorizar a representatividade de gênero ao salvaguardar e disponibilizar o acervo desta arquiteta pioneira em sua representatividade e atuação de extrema relevância. 

Esse projeto foi desenvolvido através de edital de patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e possuí como objetivo avançar na organização do Acervo Documental do IAB RS, de modo a disponibilizá-lo em Plataforma com interoperabilidade nacional e internacional (Tainacan), a pesquisadores e a profissionais que tenham interesse na trajetória da Arquitetura e do Urbanismo gaúcho.

O acervo reúne documentos produzidos  e acumulados pela própria Enilda Ribeiro no decorrer de suas atividades profissionais junto ao IAB RS e em demais entidades relacionadas a sua vida profissional como um todo.

Também disponibilizamos documentos da vida civil da arquiteta como correspondência privada e documentos pessoais; outros  documentos por ela arquivados que configuram-se em importante fonte para pesquisa pelo ativismo em questões pertinentes ao contexto histórico, como documentos dos debates e estudos constituintes identitários dos arquitetos que antecederam a Constituição de 1988, dentre outros assuntos que também foram discutidos nos anteprojetos da constituição.

Os documentos que refletem a identidade política e cultural de Enilda também fazem parte do acervo e corroboram na compreensão da própria sociedade no período vivido por ela. Ainda no projeto consta um grande volume de periódicos diversos que formam uma hemeroteca particular.

PATROCÍNIO

REALIZAÇÃO

Confira ainda matéria sobre Enilda Ribeiro publicada no jornal Zero Hora: