Na ocasião, o governador Eduardo Leite e Mauricio Medeiros (prefeito em exercício de Cachoeirinha), Paula Mascarenhas (prefeita de Pelotas), Fábio Branco (prefeito de Rio Grande), Rodrigo Decimo (vice-prefeito de Santa Maria, representando o prefeito Jorge Pozzobom) e Ary Vanazzi (prefeito de São Leopoldo) assinaram um documento simbólico que formaliza os compromissos mútuos estabelecidos pelo projeto.
“A gente não vive de passado, a gente vive de futuro. É para lá que temos de conduzir o nosso Estado. Reconhecendo e valorizando o nosso passado, mas precisamos estar alinhados aos conceitos, ao que motiva e mobiliza a sociedade nos tempos atuais em direção ao futuro. E os espaços urbanos e a possibilidade dos encontros que as cidades proporcionam são fundamentais nesta tarefa. Queremos um Estado mais inovador, ligado à tecnologia, que retenha seus talentos e a juventude que formamos no nosso Estado. Precisamos ter espaços qualificados para isso, que sejam interessantes e façam as pessoas quererem e terem prazer de viver aqui”, afirmou o governador.
Na primeira etapa do Iconicidades, restrita aos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes, 11 cidades apresentaram propostas, indicando espaços arquitetônicos simbólicos em suas regiões e potenciais usos para esses locais. As submissões tinham como eixos três valores vitais ao projeto: economia criativa, inovação e empreendedorismo.
Todas passaram por análise documental e julgamento técnico, chegando à lista de cinco propostas contempladas, além de três suplentes. Os critérios que nortearam a análise técnica foram engajamento e interesse do gestor local, existência de iniciativa prévia que se adaptasse ao projeto, sustentabilidade, desenvolvimento socioeconômico e complexidade.
Na próxima etapa, prevista para ocorrer de 15/11/2021 a 31/1/2022, as propostas dos municípios selecionados serão objeto de cinco concursos públicos de arquitetura, por meio do qual profissionais de todo o país poderão submeter projetos arquitetônicos para cada um dos espaços indicados. Essa fase contará com consultoria técnica do Instituto de Arquitetos do Brasil (IABRS).
Fotos: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou em seu discurso a importância do Concurso Público de Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Ele lembrou que o Palácio e a casa dos três poderes do Estado foram construídos a partir da realização de Concursos Públicos Internacionais de Projetos. "Antes tínhamos um lei estadual que obrigava obras públicas a serem contratadas por Concursos, hoje temos uma lei de licitações que coloca a questão como preferencial", informou Passos. Ele falou ainda sobre a dificuldade que um gestor público tem de gerir um contrato de projetos por pregão eletrônico, que gera muitos problemas, entre eles o da fiscalização. Passos destacou que o processo do Concurso gera transparência e traz qualidade do projeto, melhor solução, além da democratização do acesso do profissional. Para o presidente do IAB RS, a iniciativa do governo é inovadora. "Nós estamos prestando uma assessororia para que no futuro a realização de Concursos possam ser retomadas como uma forma de cultura dos governos", finalizou Passos.
"A nossa intenção, eu já antecipo, é que o Estado colabore também no financiamento para execução das obras. Queremos avançar para além dos projetos. A gente só não antecipa agora o financiamento, porque temos de ter os projetos e então colocar tudo no papel e fazer os orçamentos, para aí avançar na execução em parceria com os municípios”, anunciou o governador.
Acompanhe todas as etapas e atualizados do Iconicidades em www.iconicidades.rs.gov.br
AS PROPOSTAS SELECIONADAS PELO ICONICIDADES
· Cachoeirinha
Espaço: Complexo Cultural Casa de Cultura
Proposta: Complexo Cultural Casa de Cultura
· Pelotas
Espaço: Antiga sede do Banco do Brasil
Proposta: Centro de Gastronomia
· Rio Grande
Espaço: Molhes da Barra
Proposta: Complexo turístico e de preservação ambiental
· Santa Maria
Espaço: Clube dos Ferroviários
Proposta: Centro de artes e economia criativa
· São Leopoldo
Espaço: Casa da Feitoria / Museu do Imigrante
Proposta: Espaço destinado a turismo, atividades ligadas a esporte e lazer, feiras, empreendimento e eventos.
• Clique aqui e acesse apresentação feita no Palácio Piratini.