Projetos do transporte coletivo de Porto Alegre são debatidos no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Os projetos apresentados pela Prefeitura que alteram o sistema de transporte coletivo em Porto Alegre foram tema do Solar do IAB no dia 4 de março. O evento teve casa cheia e marcou a abertura da atividade, que em 2020 volta a ser realizada nas quartas-feiras.

O debate teve início com apresentação de Rafael Calabria, coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), listando as propostas. Ele avalia como positiva a iniciativa de pautar o tema, contudo, pondera como “muito ruim” a apresentação dos projetos de lei apenas dois dias antes da convocação do Legislativo para a votação. “Considerando que a ideia é boa, suja a imagem da ideia”, completa.
 


Após pressão de parte dos vereadores e da sociedade, os projetos foram retirados de pauta e só serão apreciados após a realização de audiências públicas. A primeira acontece nesta quinta-feira, dia 5 de março, e a segunda no dia 16 de março, uma segunda-feira – ambas na Câmara Municipal, com início às 19h.

O único projeto de lei apreciado – e já rejeitado – pelo Legislativo tratava da redução gradual de cobradores nas linhas de ônibus da Capital. Calabria explica que, para isso acontecer, é preciso que o município disponha de uma rede de bilhetagem que substitua totalmente o cobrador. “Quem usa transporte público sabe que eles não fazem somente a função de cobrador”, sustenta.

Sobre as propostas que seguem tramitando, Calabria destaca a taxa de congestionamento – que, conforme o modelo proposto, cria uma espécie de pedágio urbano, cobrando para veículos de outras cidades ingressarem em Porto Alegre. Para ele, a ideia “é totalmente coerente com a proposta de reduzir o uso de carro”, mas se transforma em problema ao penalizar moradores de outros municípios, especialmente da Região Metropolitana. “Falta planejamento metropolitano de transporte”, conclui.

Neste ponto, a gerente de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, Cristina Albuquerque, defende o debate em torno de maneiras de qualificar o projeto, por exemplo a integração da Região Metropolitana como forma de reduzir custos do sistema. “Estudos preliminares (indicam que) poderia reduzir 20% os custos do transporte integrando o sistema metropolitano”, conta.

Outra possibilidade é a gestão dos estacionamentos da cidade. “Por mais que não baixe a tarifa propriamente dita (do ônibus), é um desincentivo ao uso do carro, também preconizado na Política Nacional de Mobilidade Urbana, o que pode trazer mais pessoas para o sistema de transporte coletivo”, defende Albuquerque.

 

Tanto Cristina Albuquerque quanto Rafael Calabria destacaram a necessidade de debater amplamente as propostas com a população, especialmente com os cidadãos que utilizam os ônibus no dia a dia e que serão impactados por qualquer medida adotada pelo poder público.

A mesa contou também com participação do presidente do IAB RS, Rafael Passos, que classifica os projetos apresentados pelo Executivo como “inoportunos”. “As justificativas são questionáveis, mal elaboradas e não trazem os dados técnicos necessários para a análise do impacto desses subsídios”, aponta.

Passos chama atenção para outro aspecto do debate, que é a necessidade de um redesenho do do transporte coletivo. “A cidade tem um déficit de planejamento urbano, o transporte é um aspecto”, define.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Outras Notícias

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →