Proposta do Museu das Águas foi detalhada no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A noite de quarta-feira, dia 2, representou um passo importante para a cultura e a paisagem de Porto Alegre. Os critérios para a construção do Museu das Águas (MUSA), bem como sua possível localização e dimensões, foram apresentados para a comunidade. A atividade fez parte do ciclo de encontros, “Quartas no IAB”, que promove atividades culturais semanalmente no sede regional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e tem apoio da Caixa Econômica Federal.
O ex-presidente do Instituto Carlos Alberto Sant'Ana recebeu os convidados Luiz Antonio Grassi, Marcelo Allet e Giovana Becker, componentes da Comissão pró-MUSA. Grassi apresentou o histórico e as justificativas do novo espaço cultural, enquanto Allet e Giovana trataram de critérios técnicos para sua construção.

“O MUSA será um museu público, ao alcance de todos, e terá uma estrutura contemporânea e dinâmica”, explicou Grassi. A proposta, que vem sendo desenvolvida desde 2004, é dividida em três eixos: didático, histórico e de criação artística. O engenheiro ressaltou que a iniciativa está à serviço de uma melhor gestão dos recursos hídricos da Capital e do Estado, buscando promover uma maior participação da comunidade. “Para participar, é preciso conhecer, entender, e o museu é um equipamento para isso”, afirmou Grassi.
Em sua apresentação, o engenheiro também destacou 14 entidades apoiadoras da proposta, dentre estas o IAB-RS. Ele lembrou que o Instituto foi fundamental ao abrigar as reuniões do Comitê Multidisciplinar de Planejamento Urbanístico, que se encontrava para debater ações para a orla, no qual se formou um grupo de trabalho do MUSA ainda em 2009.
O arquiteto Marcelo Allet expôs critérios sociais, simbólicos, urbanístico e ambientais que irão pautar o projeto do MUSA e sua localização. Allet apresentou dois possíveis locais de construção. O primeira delas localizado no eixo do monumento à Marinha do Brasil, prevendo um prolongamento da orla sobre águas do Guaíba e uma ilha artificial. A segunda seria no entorno do Anfiteatro Pôr-do-Sol, podendo até mesmo usar a estrutura deste como parte do novo museu.

Por sua vez, a arquiteta Giovana Becker estima que o MUSA deverá ter cerca de 9.750 m², além de área de estacionamento, podendo custar em torno de R$ 44 milhões. Giovana demonstrou que, tendo três eixos a serem contemplados, a estrutura precisará abrigar exposições, apresentações, acervo histórico, além de salas de múltiplo uso.
A artista plástica Zoravia Bettiol, importante liderança do MUSA, estava presente e manifestou que o próximo passo deve ser a definição de uma área e a formalização do compromisso assumido pela administração municipal.
Os convidados ainda responderam a perguntas do público, terminando o encontro com um amplo debate. A escolha do projeto do MUSA através de concurso público foi um dos temas discutidos, sendo consenso entre os convidados que este é o modo mais democrático e transparente de escolha e que será adotado para a seleção do futuro projeto do Museu.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Outras Notícias

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →