Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prossegue o Ciclo de Direito e Construção Civil na UFRGS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O primeiro ciclo de Direito e Construção Civil iniciou na segunda-feira, dia 26 de setembro, com as apresentações da advogada Luciana Sanz de Oliveira e Silva, do advogado Marcos Eberhardt e do eng. Paulo Ricardo Levacov. Também integraram a mesa o presidente do IAB-RS, arquiteto José Albano Volkmer, e o presidente da Sociedade de Engenharia, engenheiro e advogado Newton Quites. O tema abordado foi “Responsabilidade Civil e Criminal do Profissional da Construção Civil”. Nessa oportunidade os profissionais puderam trazer as suas dúvidas mais freqüentes e refletir soluções conjuntas visando a prevenção dos riscos próprios ao desempenho de suas atividades. Dando continuidade ao Ciclo, na próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, o 2º painel temático abordará o “Contrato de Prestação de Serviços e Direitos do Consumidor” sempre privilegiando a perspectiva do profissional da construção civil, bem como os mecanismos jurídicos ao seu alcance para a efetiva proteção e defesa dos seus direitos no âmbito de sua atuação profissional. No dia 10 de outubro haverá o encerramento desse 1º ciclo, quando então o 3º e último painel trará subsídios valiosos sobre os processos licitatórios e também direito autoral, dois temas tão caros ao profissional da Construção.
O primeiro Ciclo de Estudos em Direito e Construção Civil, que ocorre entre a última segunda-feira do mês de setembro e as duas primeiras do mês de outubro, está sendo realizado no Auditório da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, sempre às 19h, e as inscrições são realizadas no local, momentos antes dos painéis. É um evento conjunto do Instituto dos Arquitetos do Brasil em parceria com a Escola Superior da Advocacia, além do PROPAR e conta com a coordenação dos seguintes profissionais: Advs. Simone Tassinari Cardoso e Luciana Sanz de Oliveira e Silva e Arq. Cicero Alvarez e também com o apoio do Memorial do Judiciário, UMA Arquitetura e GA Studio.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Secretaria do IAB-RS, através do telefone: 51 3212-2552.
+info>> clicar aqui (file:///C:/Documents%20and%20Settings/admin/Desktop/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index2ea8.html?art=470) .

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →