PUCRS promove Curso de Extensão em PUCRS promove Curso de Extensão Bioarquitetura A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUCRS está promovendo o Curso de Extensão Bioarquitetura, que será realizado de 2 a 7 de maio, com aulas ministradas pelo Prof. Dr. Gernot Minke.

O objetivo do curso de extensão é possibilitar ao participante a reflexão projetual e a prática da Bioarquitetura por meio da materialização técnica e tecnológica de elementos construtivos mais sustentáveis em canteiro de obra experimental. O curso propõe atividades teórico-práticas, realizadas parte em aula teórica e parte em canteiro experimental de obras da FAUPUCRS. As atividades teórico-práticas têm por finalidade dinamizar o processo do entendimento, aprendizagem e domínio construtivo de técnicas, tecnologias e materiais não convencionais, e princípios da sustentabilidade na edificação.

O curso explicará o conceito de Arquitetura Vernácula, Eficiência Energética e Bioarquitetura por meio da utilização de materiais, técnicas e tecnologias contemporâneas e tradicionais como o bambu, adobe, fibra vegetal e climatização passiva.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de abril pelo e-mail educacao.continuada@pucrs.br ou na avenida Ipiranga, 6681, prédio 15, sala 112, Porto Alegre, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h15min. Telefone para contato: 51 3320.3727

Inscrições: até 27 de abril
Duração: 2 a 7 de maio
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30min, e sábado, das 8h às 18h
Carga Horária: 40 horas

Investimento
Alunos, diplomados, funcionários e professores da PUCRS: R$ 585,00
Estudantes de outras IES e público em geral: R$ 650

Informações e inscrições
E-mail: educacao.continuada@pucrs.br
Endereço: Av. Ipiranga, 6681, prédio 15, sala 112, Porto Alegre
Telefone: 51 3320.3727 Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h15min

Tópicos desenvolvidos no curso

Teoria:
– Arquitetura em terra
– Construção com fardo de palha (strawbale building)
– Arquitetura Vernácula
– Tecnologia e sustentabilidade
– Conforto ambiental na edificação

Atividade prática:
– Técnica e tecnologia: arquitetura em terra
– Técnica e tecnologia: arquitetura com fardos de palha (strawbale building)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →