Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Quarta no IAB terá como debate “Participação Social na Cidade: Realidade ou ilusão”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na próxima quarta-feira, dia 16/10, às 19h30, o IAB-RS, realiza mesa redonda sobre o tema “Participação Social”. Esta atividade faz parte da programação cultural “Quarta no IAB”, que vem acontecendo desde o início do ano para discutir o documento “10 pontos por um Projeto de Cidade” com o objetivo amplificar uma visão compartilhada sobre a produção da cidade.
Com o título “Participação é um direito e uma garantia de cidadania”, o item 2 do documento foca-se no tema “Participação Social” e defende que é necessário garantir a participação da comunidade em todas as etapas do processo de planejamento urbano, inovando e avançando em relação às práticas vigentes. De acordo com o documento, também é fundamental informar, expor, debater e submeter à sociedade os projetos para a cidade e os grandes investimentos públicos. Ainda salienta a importância de garantir nas administrações municipais a democracia e a transparência nas decisões sobre a cidade e o papel do poder público como mediador dos conflitos e indutor do desenvolvimento.
Participarão da mesa: Ibirá Lucas, primeiro suplente de conselheiro da Região de Gestão de Planejamento Um (RGP 1); Rosane de Marco, conselheira titular da Região de Gestão de Planejamento Oito (RGP 8); José Araujo, integrante do Comitê Popular da Copa Porto Alegre; e Milton Cruz – doutor em sociologia pela UFRGS e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Democracia participativa, esfera pública e cidades/UFRGS/CNPq. O evento terá mediação da arquiteta Maria Dálila Bohrer.
As Quartas no IAB têm patrocínio da Caixa Econômica Federal.

* Imagem do blog Cidadhania

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →