Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Quartos de Quarentena” prevê que profissionais da saúde façam isolamentos em quartos vagos de hotéis.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A proposta de que profissionais de saúde façam isolamento, durante a pandemia de cornavírus, em hotéis que hoje estão ociosos pela baixa demanda, já conta com a adesão de quase mil pessoas em uma semana de campanha no Rio Grande do Sul.

A campanha "quartos da quarentena", iniciada em Minas Gerais e inspirada em iniciativas semelhantes de outros países, prevê que o poder público custeie essa estadia. É mais uma forma de evitar a disseminação da Covid-19 e, ao mesmo tempo, incentivar a economia do setor de hotelaria, afetado pela doença.

Alexandre Rosa Bento, que é professor de arquitetura e urbanismo na Feevale e diretor do IAB RS, explica que a primeira fase contempla profissionais que atuam em todas as etapas atendimento em saúde: são médicos, enfermeiros, funcionários de limpeza e cozinha.

Num segundo momento, a campanha pode se estender para grupos de risco entre a população mais vulnerável, que vive em condições precárias de habitação, o que não permite o isolamento adequado. Nessa fase, a proposta inclui a adaptação de edifícios públicos em desuso.

A campanha "quartos da quarentena" foi lançada aqui com parceria do coletivo Minha Porto Alegre, que tem experiência em mobilizações conhecidas como "panela de pressão" – o envio automatizado de e-mails para um único alvo, o que demonstra o interesse social no assunto.

Bento explica que, como esse alvo para adesão à campanha é o governo do Estado, a abrangência não fica restrita a Porto Alegre, podendo ser adotada nos municípios que tenham interesse.

A escolha de hotéis como os equipamentos públicos para receber esses profissionais em isolamento, além de ser inspirada em práticas adotadas em outros países, tem como propósito fomentar o setor hoteleiro, evitando que funcionários sejam demitidos.

Além das pessoas que enviaram e-mail ao governador Eduardo Leite (PSDB) pedindo para implementar essa medida, a campanha "quartos da quarentena" conta também com a apoio de empresários e representantes do setor hoteleiro em Porto Alegre.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, iniciativas como essa já são realidade e partiram do próprio poder público. No Rio, o foco é atender idosos em situação de vulnerabilidade social. Em São Paulo, hotéis próximos a hospitais de campanha abrigam os profissionais de saúde. Proposta semelhante é estudada pelo governo do Distrito Federal.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →