Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Quartos de Quarentena” prevê que profissionais da saúde façam isolamentos em quartos vagos de hotéis.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A proposta de que profissionais de saúde façam isolamento, durante a pandemia de cornavírus, em hotéis que hoje estão ociosos pela baixa demanda, já conta com a adesão de quase mil pessoas em uma semana de campanha no Rio Grande do Sul.

A campanha "quartos da quarentena", iniciada em Minas Gerais e inspirada em iniciativas semelhantes de outros países, prevê que o poder público custeie essa estadia. É mais uma forma de evitar a disseminação da Covid-19 e, ao mesmo tempo, incentivar a economia do setor de hotelaria, afetado pela doença.

Alexandre Rosa Bento, que é professor de arquitetura e urbanismo na Feevale e diretor do IAB RS, explica que a primeira fase contempla profissionais que atuam em todas as etapas atendimento em saúde: são médicos, enfermeiros, funcionários de limpeza e cozinha.

Num segundo momento, a campanha pode se estender para grupos de risco entre a população mais vulnerável, que vive em condições precárias de habitação, o que não permite o isolamento adequado. Nessa fase, a proposta inclui a adaptação de edifícios públicos em desuso.

A campanha "quartos da quarentena" foi lançada aqui com parceria do coletivo Minha Porto Alegre, que tem experiência em mobilizações conhecidas como "panela de pressão" – o envio automatizado de e-mails para um único alvo, o que demonstra o interesse social no assunto.

Bento explica que, como esse alvo para adesão à campanha é o governo do Estado, a abrangência não fica restrita a Porto Alegre, podendo ser adotada nos municípios que tenham interesse.

A escolha de hotéis como os equipamentos públicos para receber esses profissionais em isolamento, além de ser inspirada em práticas adotadas em outros países, tem como propósito fomentar o setor hoteleiro, evitando que funcionários sejam demitidos.

Além das pessoas que enviaram e-mail ao governador Eduardo Leite (PSDB) pedindo para implementar essa medida, a campanha "quartos da quarentena" conta também com a apoio de empresários e representantes do setor hoteleiro em Porto Alegre.

Em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, iniciativas como essa já são realidade e partiram do próprio poder público. No Rio, o foco é atender idosos em situação de vulnerabilidade social. Em São Paulo, hotéis próximos a hospitais de campanha abrigam os profissionais de saúde. Proposta semelhante é estudada pelo governo do Distrito Federal.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →