Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Raquel Rolnik visita comunidades atingidas por obras da Copa em PoA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Convidada pelo Comitê Popular da Copa, Raquel vem para visitar as comunidades atingidas pelas obras da Copa do Mundo de 2014 na capital. A visita propõe investigar a suspeita de casos de desrespeito aos direitos humanos e de moradia adequada destas populações.

Raquel visitará, também, autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para conversar sobre os impactos do evento na cidade. Além de acompanhar os impactos das obras da Copa do Mundo, a relatora também trata da pasta das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Dia 18, às 17h30min, Raquel Rolnik concederá entrevista coletiva no prédio Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – centro de Porto Alegre) onde comentará suas impressões da visita à capital gaúcha.

Confira a agenda de Raquel Rolnik em Porto Alegre:

Dia 18/08 – quinta-feira

– 9h às 12h – Visita às comunidades do reassentamento da Vila Dique (Av. Bernardino Silveira Amorim, 1915) e das famílias que ainda estão na antiga Vila Dique (ao lado do Aeroporto Salgado Filho)
– 13h – Almoço na Ocupação 20 de Novembro (Av. Padre Cacique, 1345 – ao lado do Estádio Beira-Rio)
– 14h30min – Visita às comunidades dos bairros Cristal, Tronco e Divisa, atingidas pela duplicação da Avenida Tronco, bem como às comunidades do arroio Cavalhada atingidas pelo PISA (Projeto Integrado Sócio Ambiental)
– 16h – Audiência com o prefeito José Fortunati (não confirmada)
– 17h – Visita à comunidade Utopia e Luta (Avenida Borges de Medeiros, 719 – entrada subindo pela escadaria da Borges, Centro de Porto Alegre )
– 17h30min – Coletiva de imprensa no Quilombo das Artes, que fica na comunidade Utopia e Luta
– 18h30min – Seminário da Comissão de Urbanização Transporte e Habitação (CUTHAB) e Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Publica (CEDECONDH) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Dia 19/08 – sexta-feira

– Manhã – Audiências com os poderes Executivo e Judiciário do estado
– 13h – Visita às comunidades do Morro Santa Teresa
– 14h – Retorno à São Paulo

OBS.: Agenda sujeita a alterações conforme agenda das autoridades.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →