A sede do IAB RS está em fase de melhoramentos. No mês de janeiro o Solar Conde de Porto ganhou assentamento de 190 metros quadrados de assoalho de madeira, de acordo com o padrão do projeto de restauro arquitetônico.
No local, houve a substituição do compensado naval por tábuas de madeira, doadas pelo IBAMA, oriundas de uma apreensão de infratores ambientais.
“O Solar ganhou um aspecto muito interessante, desenvolvendo a leitura do espaço com o novo tabuado e o forro de madeira que já estão prontos”, informa o arquiteto Lucas Volpato, responsável pelo restauro.
Outro local que também passou por obras foi o prédio do antigo Necrotério, construído em 1933 de frente para a rua Riachuelo, situado no mesmo terreno ao lado do prédio principal do Solar.
Recentemente, o prédio precisou de estabilizações na estrutura, limpeza da subcobertura que protege o local, além de novo isolamento da área. Para quem não sabe, o Solar, o antigo Necrotério e o respectivo terreno formam o conjunto tombado pelo Município de Porto Alegre em 1998.
Agora a próxima etapa das obras será a revisão e a atualização elétrica de todo o Solar.