Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Regularização Fundiária e disputa pela cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na última sexta-feira (19/05), o Solar do IAB, em Porto Alegre, foi palco de um importante evento promovido pelas entidades de arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul. O encontro foi marcado para debater os impactos da Medida Provisória 759/2016, também chamada de MP da Regularização Fundiária.

O arquiteto e urbanista Patryck Carvalho e a advogada Betânia Alfonsin, doutora em Planejamento Urbano e Regional e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), defenderam que a MP sobrepõe e altera inúmeras outras legislações construídas democraticamente, entre elas o Estatuto das Cidades. Além disso, o texto chega sem debate com a sociedade, desconsiderando a evolução das cidades brasileiras. Para os profissionais, a MP vem em favor do poder econômico e do lucro da construção civil sem levar em conta a intervenção dos projetos na cidade e na composição dos espaços urbanos.
 


“Discutir cidade não pode ser coisa de especialista. As pessoas têm que entender que quando se fala em Plano Diretor, em regularização fundiária, estamos falando da vida delas. As crianças nas escolas devem ter condições de discutir o que é cidade e espaço público de qualidade. A gente precisa ampliar o nosso discurso. Promover aulas-públicas e interativas. Vencer a disputa de uma cidade que garanta qualidade de vida para todos”, defendeu o arquiteto e urbanista.

“O que a gente vive nesse momento da MP é, na verdade, fruto do processo de isolamento das entidades de classe. Precisamos retomar nossa capacidade de articulação. Que sirva de exemplo para o país. Que possamos retomar como nasceu o movimento de reforma urbana e a emenda popular do capítulo da política urbana. Construir esse projeto passa por construir coletivamente uma nova visão de cidade”, ressaltou.
 


O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com o apoio da Associação de Arquitetos de Interiores (AAI Brasil/RS) e Associação Brasileira Escritórios Arquitetura (AsBEA/RS), compactuaram em redigir uma carta pública para ser enviada a todos os arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul, bem como divulgada junto à imprensa, para chamar a atenção para o tema, tão relevante quanto as reformas Trabalhistas e da Previdência, segundo os profissionais. O CAU/RS seguirá acompanhando o assunto e divulgará as atualizações em nossos canais de comunicação.
 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →