Renan Cepeda abre exposição que destaca as paisagens e a cultura do Peru

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A mostra “Em algum lugar dos Andes”, que inaugurou no IAB RS no dia 19 de março, traz obras feitas com as técnicas de light paiting e infravermelho, e fica em cartaz até o dia 26 de abril.

Fotografias: Michel Corvello 

Ao longo de 30 obras, o fotógrafo Renan Cepeda convida o visitante a conhecer as paisagens e as tradições do Peru de uma forma nunca vista. As técnicas marcantes no trabalho do artista, light painting e o registro infravermelho, registram na tela uma cultura completamente preservada com singularidade. Esse trabalho, realizado entre 2009 e 2022, resultou na exposição “Em algum lugar dos Andes”, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), em parceria com o Instituto Cervantes e a Embaixada do Peru no Brasil, e produção de Beatriz Canales Languasco. As obras ficam expostas até o dia 26 de abril, e podem ser visitadas no Solar do IAB (General Canabarro, 363, Porto Alegre).

O extenso patrimônio visual, material e imaterial de diferentes localidades que foram visitadas durante o período de registro resultaram em dezenas de imagens, das quais 30 foram escolhidas para integrar a exposição. As fotografias mostram predominantemente áreas isoladas. Conforme o artista, “essa exposição tem uma ênfase nas paisagens. Paisagens peruanas e a sua correlação com outras paisagens do mundo. A cultura peruana é muito antiga e aqui na América do Sul seria o paralelo da evolução da civilização com relação a outras civilizações no mundo”, explica. Cepeda registra, também, paisagens feitas em outros continentes para fazer essa comparação, e questiona sobre o tratamento que damos às nossas paisagens serem tão diferentes das demais culturas, no intuito de preservação.

Durante a abertura, que contou com a participação do artista para um bate-papo e uma visita guiada, Cepeda destacou que “o Peru é uma civilização de mais de 5 mil anos, e isso se reflete até hoje. Existem lugares nesse país que não se fala espanhol. É um país que ainda tem a essência da América do Sul, ainda há muito o que descobrir por lá”, explicou.

Abertura da exposição Em um lugar dos Andes, fotografias do Peru sob o olhar de Renan Cepeda. A co-presidente do IAB RS, Jéssica Neves (assinando, ao centro) e a diretora do Instituto Cervantes,  Raquel Romero Guillemas, firmam convênio entre as entidades.  Foto Michel Corvello.

A co-presidente do IAB RS, Jéssica Neves, destacou, em seu discurso de abertura, que era uma satisfação receber a exposição do artista no Solar, e aproveitou o momento para anunciar a assinatura de um convênio com o Instituto Cervantes. “Essa parceria vai resultar em diversos benefícios para os associados, mas também um intercâmbio cultural. Esses eventos, como o que temos hoje, serão constantes aqui, basicamente focados na cultura dos países hispano-falante. É muito importante para a gente trazer essa efervescência cultural, como o meu colega, Fábio Albano, diretor de cultura, gosta de falar. É um momento realmente muito importante, ficamos muito felizes”, disse.

A diretora do Instituto Cervantes de Brasília e Porto Alegre, Raquel Romero Guillemas, parabenizou o artista pela exposição, e na sequência leu algumas palavras escritas pelo embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio. “É uma alegria enviar boas palavras na abertura desta extraordinária exposição, que celebra a criatividade e o talento, juntamente com a riqueza e a diversidade do Peru. Mais uma vez agradeço ao Instituto Cervantes e ao Instituto de Arquitetos do Brasil, pelo apoio e divulgação da cultura peruana e da arte em Porto Alegre, evento para o qual desejamos o maior sucesso”, finalizou.

Detalhes de obras do artista. Foto Michel Corvello.

 

Sobre o artista

De família portuguesa, nascido em 1966, Renan Cepeda é formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ e cursou Comunicação pela Faculdade da Cidade, Rio. Começou a fotografar em preto e branco aos 11 anos de idade. Passou pelo fotojornalismo dos anos 1980, primeiramente como staff do Jornal do Brasil, e também colaborou como freelancer para as maiores publicações do país e como correspondente internacional da agência francesa SIPA-Presse. Dedicando-se integralmente a seus projetos de arte desde o ano 2000, Renan Cepeda é reconhecido como um dos mais importantes nomes da fotografia contemporânea brasileira, por suas pesquisas em fotografia infravermelha e light painting. Entre suas mostras mais conhecidas estão “Bucólica”, “Castillos de Luz en La Noche Oscura”, “”Deveria ser cego o homem invisível?”, e “Light Paintings”.

 

Serviço:

Exposição “Em algum lugar dos Andes”, de Renan Cepeda

Realização IAB RS, em parceria com o Instituto Cervantes e a Embaixada do Peru no Brasil

Data de visitação: Até 26 de abril

Local: Solar do IAB (General Canabarro, 363, Centro Histórico de Porto Alegre)

Horário de visitação: das 10h às 18h, de segunda-feira à sexta-feira. Excepcionalmente, a exposição poderá ser vista no dia 26 de abril, sábado, data do encerramento, das 18h às 22h.

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Outras Notícias

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →