Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

– Cerimônia de entrega foi realizada durante o evento Noite da Arquitetura, no dia 18 de dezembro, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

 – Na ocasião, foi empossada a nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), para o triênio 2024-2026.

 

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do Prêmio IAB 2023, que tem como objetivo  divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul. A premiação acontece em duas etapas: estadual e nacional. As propostas premiadas na Etapa Estadual serão encaminhadas automaticamente para a Etapa Nacional.

Foram entregues, também, os troféus do Prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. Receberam a distinção os melhores tccs de cada semestre letivo, de todos os cursos de arquitetura e urbanismo do Estado, com a entrega de um diploma de menção honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem. Além de reconhecer os projetos apresentados como trabalho de conclusão de curso, a premiação reforça sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.

Os troféus foram entregues pelas co-presidentas do IAB-RS, Clarice Oliveira e Paula Motta, e pela diretora de comunicação da entidade, Jéssica Neves. Os tccs premiados podem ser conferidos aqui.  Confira abaixo os contemplados no Prêmio IAB-RS 2023:

 

Categoria Interiores e Design

Alexandre Rögelin Prass

Cidade: Porto Alegre

Título: Abrigo de ônibus

 

Yuri Endo Kokubun

Cidade: Porto Alegre

Título: Poltrona Buba

Elisa Martins

Cidade: Porto Alegre

Título: Pavilhão (Destaque Patrimônio Cultural)

 

Categoria Edificações e projetos

Rodrigo Troyano

Cidade: General Câmara

Título: Casa JM

 

Luiz Sakata

Cidade: Santa Maria

Título: Túnel do Tempo

Luciano de Topin Ribeiro

Cidade: Gravataí

Título: Casagranda

 

Categoria Cultura Arquitetônica

Ricardo de Souza Rocha

Cidade: Cachoeira do Sul

Título: Arquitetura Brasileira do Século XX: ensaios para uma história outra

 

Posse dos conselheiros

O evento começou com a posse da gestão eleita para o triênio 2024-2026 e encerrou com a premiação das entidades que compõem o Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/RS). “É uma alegria muito grande poder reunir amigos e colegas em um local tão especial”, iniciou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, ao declarar aberta a 30ª Reunião Plenária Extraordinária, momento que marcou a assinatura dos termos de posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2024-206.

Conselheiros tomaram posse para o triênio 2024-2026.

Em sua fala, Tiago parabenizou o quadro de funcionários do Conselho, agradecendo os gerentes e suas equipes pelo trabalho realizado no período em que presidiu o CAU/RS, respectivamente a 3ª e 4ª gestão. Relembrou algumas realizações dos últimos seis anos, sobretudo ações em nome da valorização da profissão. “A luta pela formação do CAU data de 1950, mas ainda que sejamos um conselho jovem – temos apenas 13 anos – somos um dos poucos que realmente pode pugnar pela profissão”, destacou. “Atuar em defesa da qualidade da Arquitetura e Urbanismo é algo feito todos os dias, sinto muito orgulho do que fizemos nos últimos seis anos e sei que o Conselho realizará muito mais”, finalizou Tiago.

O evento também revelou o grande vencedor do Prêmio Destaque Iran Fernando da Rosa, eleito por votação aberta ao público entre os dias 05 e 15 de dezembro. O agraciado foi o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, vencedor na categoria Poder Público (Pessoa Física), pelo projeto “Distrito Criativo Centro – Gare“. Ele é coordenador da iniciativa que está transformando o Centro Histórico da cidade em um lugar de convivência e desenvolvimento sustentável, a partir do fomento de iniciativas relacionadas à economia criativa. A missão do projeto é aproximar e potencializar atores de diferentes esferas, para atuar coletivamente na geração de valor para o território, garantindo coesão e continuidade nas ações para o Distrito Criativo. Os vencedores podem ser conferidos neste link.

Outro momento de destaque foi a entrega do prêmio aos vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia CAU/RS. Foram mais de 350 inscrições, com registros feitos em diferentes municípios gaúchos. Sob o tema “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”, os 12 vencedores terão suas fotos incluídas no Calendário Oficial de 2024. O encerramento da noite foi realizado com a entrega dos prêmios da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano).

Com informações do CAU/RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →